Topo

Covid-19: "Subestimei a doença", diz halterofilista após deixar UTI curado

Ricardo Xavier de Souza, o Gigante, entrou em coma induzido e se recuperou da covid-19 Imagem: Arquivo pessoal

Adriano Wilkson

Do UOL, em São Paulo

20/04/2020 17h13

Depois de duas semanas internado com covid-19, o halterofilista Ricardo Souza, conhecido como "Gigante", recebeu alta hoje e disse que está "vendo a vida diferente, respirando um novo ar". O atleta, campeão brasileiro de levantamento de peso, afirmou que o período em que passou no hospital Ana Costa, em Santos, o fez repensar na seriedade da pandemia.

Em estado grave, ele ficou em coma induzido, respirando com ajuda de aparelhos e foi isolado da família, que chegou a ouvir do corpo médico que os medicamentos não estavam mais surtindo efeito.

Relacionadas

"Eu tinha bastante informação, mas subestimei a doença, achei que isso nunca ia acontecer comigo e aconteceu. Não subestimem o vírus, quem contrair pode ficar entre a vida e a morte. Só eu sei o que passei", disse ele, que já levantou 270 kg no levantamento estilo terra (quando o atleta ergue as anilhas na altura das coxas) e 225 kg no supino (em posição horizontal).

Recreativamente, fora dos treinos ele também costuma erguer carros e motos.

Em duas semanas de internação, "Gigante" (que tem 41 anos, 1,75 m e 127 kg), também fez duas sessões de hemodiálise depois que seus rins pararam de funcionar em consequência da covid. Antes de ser internado, ele teve falta de ar intensa, enjoo e vômitos.

"Eu não sei o que esse vírus é, mas eu sei o que passei. Sou um atleta de alto rendimento, tenho alimentação regrada, não uso anabolizante até porque tenho hipertensão. Ser atleta te ajuda na recuperação, mas não quer dizer que você é um super-homem", disse. "Eu fui muito bem tratado e tive ótimos médicos, mas nem todo mundo tem essa sorte."

Além de treinar diariamente, "Gigante" trabalha como segurança em uma empresa de escolta armada. Antes de se infectar com o novo coronavírus, ele estava fazendo o possível para ficar mais tempo em casa, embora não tenha deixado de ir ao trabalho. Apesar da empresa ter disponibilizado itens de higiene para os trabalhadores, o halterofilista não levou a situação muito a sério.

"A empresa fez a parte dela, mas às vezes eu não fazia a minha", admitiu, embora não tenha certeza de onde pode ter se contaminado.

No Facebook, "Gigante" celebrou a vitória sobre a doença relembrando outras situações de risco das quais se livrou, como um afogamento e dois acidentes de carro.

Não questiono mais Senhor nosso Deus sobre qual propósito ou motivo pela proteção na minha vida. Eu vencir um possível...

Posted by Ricardo Xavier de Souza on Sunday, 19 April 2020

De volta para casa no litoral de São Paulo, o atleta agora pretende ficar o máximo de tempo que puder ao lado da mulher e dos filhos, já que perdeu duas datas importantes enquanto esteve internado. Ele recebeu o diagnóstico da covid-19 no dia em que seu filho completou 18 anos. Dois dias depois, seria seu aniversário de 20 anos de casado com Alexandra.

Nem a mulher nem o filho apresentaram os sintomas da doença.

O atleta faz planos para voltar a treinar em "dois ou três meses".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Covid-19: "Subestimei a doença", diz halterofilista após deixar UTI curado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte