Topo

Brasileiros tentam surpreender no Mundial e apagar fracasso de Atenas-2004

Da Redação<br/> Em São Paulo

29/04/2005 10h00

O Brasil começa neste sábado a disputar o Campeonato Mundial de tênis de mesa com a meta de apagar o fracasso das Olimpíadas de Atenas, última competição de grande nível. Na ocasião, Hugo Hoyama perdeu por 4 sets a 0 em sua primeira partida, enquanto Tiago Monteiro, o atleta nacional mais bem colocado no ranking mundial, caiu na segunda rodada.

Divulgação 
Hoyama (à esq.) e Tiago terão adversários complicados no primeiro jogo do Mundial
As chances de obterem sucesso, no entanto, são bem reduzidas, já que ambos caíram em chaves complicadas sorteio realizado nesta semana, em Xangai, sede do Mundial.

Monteiro, que atualmente ocupa a 91ª colocação no ranking, estréia por volta das 4h de domingo, contra o dinamarquês Michael Maze, que é o 19º melhor do mundo e foi medalha de bronze no torneio de duplas em Atenas-2004.

Neste ano, Maze ganhou o título do Aberto da Dinamarca e tem 14 vitórias em 20 partidas disputadas. Monteiro, que vem treinando na Europa há quatro anos, disputou apenas três jogos em torneios de primeira linha e ganhou uma vez, pela primeira rodada do Aberto da Eslovênia.

O outro representante brasileiro na chave principal também não deve oferecer muita resistência ao seu primeiro adversário. Hugo Hoyama, que por vários anos, no fim da década passada, esteve como melhor do país, pega o austríaco Weixing Chen, que tem origem chinesa e é o 14º colocado no ranking mundial, por volta das 11h de domingo.

Weixing tem 13 vitórias em 19 partidas neste ano, contabilizando como seus melhores resultados a semifinal do Aberto da Dinamarca e as quartas-de-final em São Petersburgo. Hoyama, que é o número 120 do mundo, ainda não disputou a chave principal de nenhum grande torneio na temporada.

"Será um jogo difícil, pois o Chen tem um estilo defensivo de que eu não gosto muito, mas já assisti a vários jogos dele e percebi que sabe contra-atacar com eficiência", comentou Hoyama. "Terei de mesclar jogadas rápidas e jogadas com seqüência. O fato positivo é que ele é muito nervoso e, quando começa a errar, perde a concentração."

Hoyama, que perdeu na primeira rodada no Mundial de 2003, em Paris não tem dúvida em apontar os chineses como favoritos ao título. "Os japoneses e os coreanos também podem chegar", disse. Atualmente, a China conta com os três primeiros lugares no ranking de cada especialidade.

A estréia do Brasil, porém, será neste sábado, já que o jovem Cazuo Matsumoto, de 19 anos de idade, disputa a etapa qualificatória. Ele joga contra o mongol Tumurbaatar Enkhtur por volta de 1h e, duas horas depois, enfrenta Wael Abdulrahman Al-Qershi, do Yemen. Ele precisa ganhar os dois jogos para passar de fase.

Favoritos
O torneio de simples masculino conta com favoritismo absoluto dos chineses. Wang Liqin, líder do ranking mundial, estréia contra um jogador vindo do qualifying e deve ter seu primeiro grande desafio nas quartas-de-final, quando pode pegar os chineses Linghui Chen ou Qi Chen.

Posteriormente, outro que pode assustar o líder do ranking é o austríaco Werner Schlager, que é o atual campeão mundial. Foi Schlager quem eliminou Liqin nas quartas-de-final do Mundial de 2003, em Paris. Antes disso, o austríaco pode ter, na terceira rodada, um perigoso encontro com o croata Zoran Primorac, que o derrotou na terceira rodada do Campeonato Europeu.

Do outro lado da chave, um dos favoritos é o chinês Hao Wang, cabeça-de-chave número 3. Ele, porém, deve ter um jogo perigoso nas quartas-de-final contra o sul-coreano Seung Min Ryu, que o bateu na final da chave de simples das Olimpíadas de Atenas. O chinês Lin Ma, segundo principal favorito, deve ter caminho mais tranqüilo até as semifinais.

Na chave feminina, um dos confrontos de maior expectativa pode acontecer na terceira rodada. A chinesa Yining Zhang, líder do ranking mundial, teria pela frente a norte-coreana Hyang-Mi Kim, em uma reedição da final olímpica, que teve vitória de Zhang. Do outro lado, a chinesa Nan Wang, atual campeã mundial, é a favorita, mas pode ser surpreendida por suas compatriotas Yan Guo, Jianfeng Niu e Yue Guo.