Topo

Comunidade Europeia termina embargo a cavalos brasileiros

Do UOL Esporte<br/> Em São Paulo

02/09/2009 13h43

Após um ano de proibição da entrada de cavalos brasileiros na Comunidade Europeia devido a um caso de contaminação por mormo, em setembro de 2008, os animais já podem ser transportados novamente ao continente europeu com o anúncio do fim do embargo.

O embargo ocorreu após a constatação de que um cavalo foi contaminado pela doença infecto-contagiosa que causa lesões no sistema respiratório dos equinos, no município de Santo André, em São Paulo, o que ocasionou na proibição de que cavalos localizados em São Paulo pudessem ser transportados, o que se estendeu a todo o país devido à disponibilidade única da cidade paulista para transportar animais à Europa.

As competições também foram afetadas devido ao problema. Em 2008, o Athina Onassis International Horse Show, principal prova de hipismo no Brasil, foi realizado em São Paulo com uma semana de atraso em relação à data agendada devido às negociações para que os cavalos pudessem chegar da Europa e retornar sem problemas. Além disso, cavaleiros brasileiros ficaram impossibilitados de competir com seus cavalos na Europa.

"Houve compreensão do problema por todos os órgãos envolvidos, boa articulação política e um trabalho conjunto para que o problema fosse resolvido", comemorou Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo.

Os primeiros cavalos liberados foram os da equipe brasileira de Enduro, que embarcaram nesta segunda-feira, 31 de agosto, para a cidade de Budapeste, na Hungria, onde participam do Mundial de Cavaleiros Novos neste sábado.