Parceria de mais de 20 anos entre Corinthians e Nike pode acabar; entenda

A parceria entre Corinthians e Nike, que dura pouco mais de 20 anos, pode chegar ao fim em 2024. A reportagem apurou que o vínculo entre clube e marca é válido, na realidade, até o final da temporada atual, com uma renovação automática de valores pré-estipulados até 2029.

A colaboração entre clube e empresa é feita da seguinte forma: pagamento anual fixo, além de royalties (quantia paga pelo direito de uso, exploração e comercialização de um bem). No acordo atual, o Corinthians recebe cerca de R$ 30 milhões por ano.

A reportagem apurou que a Nike entende que o valor dos royalties é alto. A fornecedora chegou a entrar em contato com a diretoria anterior do Corinthians no fim de 2023 para negociar uma redução deste repasse, o que foi recusado pela gestão de Duilio Monteiro Alves.

O grande ponto de atenção é que os valores pré-estipulados preveem um aumento do pagamento de repasse de royalties ao Corinthians de mais de 50% a partir de 2025. Ou seja, o valor que a Nike interpreta como elevado neste momento tem previsão contratual de ter um aumento significativo após a virada do ano, com a eventual renovação.

A decisão de estender a parceria com o Corinthians ou não está nas mãos da Nike. No clube, entende-se que a fornecedora de material esportivo pode propor um novo acordo, alterando os termos que estão costurado hoje. Não descarta-se que a empresa coloque na mesa valores menores em relação ao que vem sendo pago, cabendo ao Timão dar uma resposta.

O Grupo SBF é quem controla a Nike no Brasil e está à frente destas negociações. Por outro lado, a matriz da empresa norte-americana pode intervir se entender que a parceria com o Timão é fundamental para o plano estratégico da Nike em função da visibilidade e dos ganhos financeiros que o clube proporciona.

A parceria entre Corinthians e Nike teve começo em janeiro de 2003, após o final do vínculo com a Topper. Esse é o segundo o maior vínculo entre clube e fornecedor de material esportivo no país.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Ao contrário do publicado, o maior vinculo entre clube e material esportivo do Brasil é o do Athletico com a Umbro, e não o do Corinthians com a Nike. A informação foi corrigida.

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