Corinthians vence com frangaço de goleiro do Athletico e vê Z4 mais longe

O Corinthians contou com uma "forcinha" de Bento, venceu o Athletico por 1 a 0 na Neo Química Arena e, além de manter uma invencibilidade que chegou a seis jogos, ficou ainda mais longe da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

O resultado deixa o time de Mano Menezes com 40 pontos e, provisoriamente, na 11ª posição da tabela. A equipe de Wesley Carvalho, por outro lado, estacionou nos 49 pontos e perdeu a chance de entrar no G6.

Corinthians e Athletico voltam a jogar pelo Brasileirão no fim de semana. Os paulistas encaram o Bragantino no domingo (5), enquanto os paranaenses, um dia antes, visitam o Palmeiras.

Como foi o jogo

O 1° tempo teve os defensores superando os atacantes em quase toda sua duração, e os goleiros foram pouco ameaçados. O Athletico assustou uma vez com Erick, enquanto os mandantes ficaram no quase em chute de Romero — que parou justamente no meio-campista adversário.

Na etapa final, um frangaço do goleiro Bento gerou o gol de Yuri Alberto e abriu de vez a partida, que acabou com apenas um gol devido à falta de capricho na hora da finalização das equipes.

Gol e destaques

Busca por espaços. A partida começou com as duas equipes procurando brechas nas defesas para agredir o gol adversário. Os paranaenses apostaram em jogadas pelo meio, enquanto o Corinthians, principalmente com subidas de Matheus Bidu, gerou certo perigo em investidas pelo lado esquerdo. O início do duelo teve uma reclamação por parte dos visitantes, que pediram pênalti por mão do lateral alvinegro.

Athletico ganha terreno. Aos poucos, o time de Wesley Carvalho conseguiu colocar a bola no chão e passou a comandar as principais ações da partida. Erick e Fernandinho, ambos em lances pela esquerda, assustaram Cássio. Os donos da casa tentaram responder em uma bobeada defensiva dos comandados Wesley Carvalho, mas Yuri Alberto chutou para longe.

Continua após a publicidade
Moscardo, do Corinthians, e Zapelli, do Athletico, brigam pela bola em partida do Campeonato Brasileiro
Moscardo, do Corinthians, e Zapelli, do Athletico, brigam pela bola em partida do Campeonato Brasileiro Imagem: Ricardo Moreira/Getty Images

Renato, Yuri, Romero e... Erick. O Corinthians ficou a poucos centímetros de abrir o placar aos 43 minutos, quando Renato Augusto recebeu pelo meio e encaixou lindo passe em profundidade para Yuri Alberto. O atacante se esticou e dividiu com o goleiro Bento, que viu a bola escapar e sobrar para Romero: sem goleiro, o paraguaio chutou para o gol, mas Erick afastou antes de a bola atravessar a linha e manteve o 0 a 0 até o intervalo.

Cássio aparece (e salva). O 2° tempo começou, assim como a etapa inicial, com as defesas se sobressaindo em relação aos ataques até os oito minutos, quando o Athletico encaixou uma linda jogada coletiva pela esquerda que parou em Vitor Bueno. O meia recebeu passe em diagonal e tentou surpreender Cássio, mas o goleiro corintiano mostrou reflexo e espalmou para escanteio.

Mano mexe. O técnico do Corinthians resolveu deixar sua equipe mais ofensiva ao colocar Rojas e Wesley nos lugares de Moscardo e Romero — o paraguaio, inclusive, foi flagrado bastante irritado no banco de reservas.

Mano Menezes conversa com Romero durante Corinthians x Athletico
Mano Menezes conversa com Romero durante Corinthians x Athletico Imagem: REUTERS/Carla Carniel

Frangaço de Bento gera gol alvinegro. Os mandantes abriram o placar aos 18 minutos em um lance, no mínimo, inusitado: Bidu roubou a bola de Cacá no campo de ataque e cruzou para Yuri Alberto. A bola ainda desviou em Thiago Heleno antes de ser tocada pelo atacante corintiano. A bola se encaminhava para as mãos de Bento, que se perdeu, falhou de maneira incrível e não conseguiu evitar o gol: 1 a 0.

Continua após a publicidade

Chance aqui, chance lá. O gol abriu de vez a partida em Itaquera, e os dois times tiveram boas oportunidades desperdiçadas: o Athletico assustou com Canobbio e Alex Santana, enquanto os donos da casa quase aumentaram o placar em contra-ataque que culminou em finalização para fora de Yuri Alberto. O placar, no entanto, não se alterou até o apito final.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1x0 ATHLETICO

Data e horário: 1 de novembro de 2023, às 19h (de Brasília)
Motivo: 31ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões amarelos: Yuri Alberto (COR); Vitor Bueno, Cuello (ATH)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Yuri Alberto (COR), aos 18 min do 2° tempo

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Lucas Veríssimo e Matheus Bidu (Caetano); Moscardo (Rojas), Maycon, Giuliano e Renato Augusto (Roni); Romero (Wesley) e Yuri Alberto (Felipe Augusto). Técnico: Mano Menezes

ATHLETICO: Bento; Cacá, Thiago Heleno e Esquivel; Cuello (Rômulo), Fernandinho, Erick (Alex Santana) e Canobbio; Vitor Bueno (Willian Bigode), Zapelli (Felipe Chiqueti) e Pablo. Técnico: Wesley Carvalho

Deixe seu comentário

Só para assinantes