Topo

Copa São Paulo - 2023

Copinha: Luan Campos brilha, América bate Santos e pega Palmeiras na final

Luan Campos, do América-MG, comemora gol marcado sobre o Santos na semifinal da Copinha 2023 - Maurício de Souza/Estadão Conteúdo
Luan Campos, do América-MG, comemora gol marcado sobre o Santos na semifinal da Copinha 2023 Imagem: Maurício de Souza/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL

22/01/2023 22h58

Em grande noite do atacante Luan Campos, o América-MG garantiu sua classificação para a final da Copa São Paulo ao vencer o Santos, por 3 a 0, em plena Vila Belmiro, na noite deste domingo (22). O camisa 7 americano marcou todos os gols da partida. Na próxima quarta, o Coelho encara o Palmeiras na decisão.

  • A vitória americana foi construída no primeiro tempo, com dois gols de Luan Campos
  • Na segunda etapa, o atacante anotou mais um para garantir o América-MG na decisão
  • Equipe mineira tentará o bicampeonato (foi campeã em 1996)
  • Atuando na Vila Belmiro lotada, o Santos não conseguiu repetir o desempenho dos jogos anteriores.

A partida

O início de jogo começou com o América-MG pressionando. Em três minutos, foram três finalizações, sendo a última delas um chute de Breno que acertou o travessão.

O Santos respondeu aos nove minutos. Ivonei recebeu livre e arriscou de fora da área. O chute rasteiro passou perto do gol e levantou a torcida santista, presente em grande número na Vila Belmiro.

Aos 13, o América-MG chegou novamente. Após boa troca de passes, Mateus Henrique invadiu a área e só não marcou porque o goleiro Edu Araújo fez boa defesa para salvar o Santos.

Luan Campos faz golaço de falta! Aos 19, uma falta da meia esquerda foi cobrada com maestria pelo atacante do América-MG. Ele jogou por cima da barreira e abriu o placar.

Goleiro faz milagre e evita o empate. Na busca pelo empate, a equipe da casa, criou a melhor chance aos 35 minutos. A bola sobrou para Ivonei ficou com uma sobra de bola e chutou de bate-pronto. Após defesa de Cassio, a bola ficou viva na pequena área e Patati conseguiu chutar, mas viu o goleiro americano salvar com a perna.

América ampliou em contra-ataque mortal. Após subir para um escanteio ofensivo, o Santos deixou espaço na defesa. Luan Campos recebeu passe de Adyson e cara a cara com o goleiro teve tranquilidade para bater rasteiro e fazer o seu segundo gol na partida aos 44 minutos.

O Santos teve dificuldade para ameaçar o gol do América-MG no início do segundo tempo. Bem postada, a defesa americana não deu espaço para as jogadas de infiltração do ataque santista.

Três vezes Luan Campos! Se o Santos não conseguiu atacar, o América-MG mais uma vez foi cirúrgico. Após receber a bola, Luan Campos teve espaço para carregar a bola, ajeitar para o pé direito e chutar de fora da área para fazer o seu hat-trick.

Com o placar favorável e sem ser ameaçado, o técnico Mairon César começou a poupar o time para a final. Aos 30 minutos, o destaque Luan Campos foi substituído.

Os gols

0x1: Luan Campos bateu falta por cima da barreira. A bola foi do lado direito do goleiro santista, que mesmo se esticando não conseguiu evitar a abertura do placar.

0x2: O Santos subiu para atacar em um escanteio, mas sofreu com o contra-ataque. Após pegar a sobra, Adyson lançou Luan Campos que carregou a bola até a saída do goleiro. Com um toque rasteiro, o camisa 7 fez seu segundo gol.

0x3: Após recuperar a bola, Luan Campos teve espaço para carregar, ajeitar para o seu pé direito e bater colocado para tirar do goleiro Edu Araújo e fazer o seu terceiro gol.

FICHA TÉCNICA

Santos 0x3 América-MG

Data: 22/01/2023 (domingo)
Competição: semifinal da Copa São Paulo
Local: Vila Belmiro, em Santos
Árbitro: Guilherme Francisco Maciel da Silva E Rosário
Assistentes: Izabele de Oliveira e Matheus Guilherme Biselli da Cruz
Cartão amarelo: Gabriel Bontempo (Santos)
Gols: Luan Campos (América-MG), aos 19 e 43 minutos do primeiro tempo e aos 13 minutos do segundo tempo;

Santos: Edu Araújo; Cadu (JP Chermont), Derick, Leo Zabala e Kevyson; Rafael Moreira (Matheus Nunes), Balão e Ivonei (Gabriel Bontempo); Weslley Patati (Souza), Paulo César (Deivid) e Fernandinho (Diogo Correia). Técnico: Orlando Ribeiro.

América-MG: Cássio, Samuel (Heitor), Jonathan (Rafa Barcellos), Júlio e Paulinho; Breno, Mateus Henrique e Theo; Luan Campos (Wanderson), Renato Marques (Vinícius) e Adyson. Técnico: Mairon César.