Topo

Dorival ganha tempo, mas precisa superar 'quebra-cabeça' no Flamengo

Dorival Júnior, técnico do Flamengo - Marcelo Cortes / Flamengo
Dorival Júnior, técnico do Flamengo Imagem: Marcelo Cortes / Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

25/09/2022 04h00

A pausa no calendário brasileiro para a data Fifa deu ao técnico Dorival Júnior um período mais longo para treinamentos junto ao elenco do Flamengo e, ao mesmo tempo, um "quebra-cabeça" a ser montado para o duelo com o Fortaleza, nesta quarta-feira (28), na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro.

O cenário atual, inclusive, pode fazer a comissão técnica mandar a campo uma equipe com uma face diferente em meio à estratégia do "time das Copas" e "time dos pontos corridos".

Para o confronto com o Leão, Dorival não terá os atacantes Everton Cebolinha e Marinho, que foram expulsos no clássico com o Fluminense. Além disso, Everton Ribeiro e Pedro estão com a seleção brasileira; Arrascaeta e Varela com a equipe uruguaia, e Vidal e Pulgar estão à disposição do Chile.

Ribeiro, Pedro e Arrascaeta fazem parte da considerada equipe titular. Vidal, Cebolinha e Marinho integram o apontado como time B, mas acionados com certa constância também nos mata-matas, enquanto Varela e Pulgar buscam uma sequência maior no clube da Gávea.

"Meu pensamento é manter o que temos feito. Não abrimos mão do campeonato. Infelizmente pode ser que nos afastemos um pouco mais por conta do resultado de hoje. É uma realidade e temos que lidar com isso. Nós vamos entrar em campo com o espírito de vitória. Contra o Fortaleza não teremos oito jogadores: seis convocados e dois expulsos. Precisamos nos preparar ainda mais para fazer um grande jogo e voltar com um grande resultado lá de Fortaleza", disse Dorival, após o jogo do último domingo.

Os jogos decisivos da Copa do Brasil, contra o Corinthians, vão acontecer nos dias 12 e 19 de outubro, enquanto a final da Libertadores, diante do Athletico-PR, no Equador, será no dia 29.

Até lá, o Rubro-Negro tem quatro compromissos pelo Brasileiro, contra Fortaleza, Red Bull Bragantino, Internacional e Cuiabá. Atualmente, o Fla está na quarta colocação, com 45 pontos, 12 atrás do líder Palmeiras.

Uruguai segue orientação

Como o UOL Esporte mostrou em matéria publicada no último dia 20, o meia Arrascaeta inspira cuidados e ligou o alerta no Flamengo. O meia está com uma pubalgia, mas atuará no sacrifício até o fim do ano por causa das decisões importantes que a equipe tem pela frente nesta reta final de 2022.

Apesar de toda a preocupação que o clube demonstrava com a forma como ele poderia ser usado nos amistosos do Uruguai, a seleção Celeste seguiu as orientações do departamento médico rubro-negro e utilizou o meia com cautela contra o Irã, em Viena, na Áustria. Ele entrou aos 26 minutos do segundo tempo, teve uma boa participação, apesar da pouca permanência em campo, e quase fez um golaço por cobertura. O Uruguai perdeu por 1 a 0.

"Isso tudo é alinhado diretamente. Tannure está em contato direto com todo o departamento médico das seleções. Isso foi passado. O que queremos é evitar que percamos um jogador em um momento como esse. É um incômodo que ele tem e ele vai conviver com isso até o fim do ano. Não tem outro caminho. Terá momentos que a gente precisará tirá-lo ou ficar fora. Ele vai para seleção, nós temos que ter cuidado. Ele está orientado, e o próprio departamento médico do Uruguai. Chegaremos com todos eles em totais condições para as datas principais", apontou Dorival.

Rodrigo Caio fora da temporada

Na última sexta-feira, o Flamengo anunciou que o zagueiro Rodrigo Caio terá de passar por uma artroscopia e não atua mais nesta temporada. O atacante Bruno Henrique trata uma lesão multiligamentar no joelho direito e também só deve voltar aos gramados em 2023.