Topo

Barcelona estuda planos para volta de Messi até como embaixador, diz jornal

Lionel Messi em aquecimento antes de jogo entre Argentina e Estônia - Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images
Lionel Messi em aquecimento antes de jogo entre Argentina e Estônia Imagem: Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/09/2022 19h17

O Barcelona está avaliando diferentes planos para o retorno de Lionel Messi, seu maior ídolo, à equipe da Catalunha, segundo o jornal Mundo Deportivo. Trata-se de um objetivo primordial do presidente Joan Laporta para o ano que vem.

As ideias, trabalhadas internamente no clube, são de uma contratação em 2023, ao fim do contrato do argentino com o PSG, ou até de oferecer uma homenagem ao atleta, tornando-o embaixador mundial do Barça.

Entretanto, para garantir o regresso do jogador ao elenco, a diretoria terá que abrir espaço na folha salarial. Neste sentido, algumas figuras com altos salários deveriam deixar o clube. O jornal cita os casos de Piqué, Alba, de Jong e Memphis Depay.

Para além da questão financeira, se estuda dentro do clube como 'La Pulga' se encaixaria taticamente e na liderança da nova equipe que se formou desde sua saída.

Técnico azul-grená e ex-colega de Messi em campo, Xavi observa a volta positivamente, mas sabe que deverá harmonizar a chegada do craque com um grupo em processo de construção.

Ainda de acordo com o Mundo Deportivo, Messi está concentrado na Copa do Mundo com a Argentina, provavelmente sua última, e no restante da temporada com o Paris, que pode ser definitiva para a continuidade na capital francesa.

Objetivo pessoal do presidente

Parte da importância dada por Laporta ao retorno de Messi se dá pela saída conturbada do atleta, quando, em agosto do ano passado, o clube comunicou ao ídolo que não renovaria seu contrato devido à folha salarial. Trazê-lo de volta se tornou, por isso, um objetivo pessoal do presidente, destaca a publicação.

À parte das dificuldades com os salários, que o clube pondera resolver liberando alguns atletas de peso, o Barcelona confia que o retorno de Messi seria benéfico não somente pela questão técnica e por um 'final feliz' onde o jogador foi ídolo, mas também pelo marketing, o que subiria a renda anual com amistosos, tours pelo mundo e merchandising. A diretoria barcelonista

acredita que os torcedores, bem como Xavi, apoiariam em maioria a volta do atleta de 35 anos.