Topo

Athletico-PR está no topo no Brasil? Colunistas listam o top 5 do país

Athletico está nas semifinais da Copa Libertadores e será adversário do Palmeiras Imagem: Divulgação/Athletico-PR

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

13/08/2022 04h00Atualizada em 13/08/2022 12h50

O Athletico Paranaense deu na noite de ontem (11), em La Plata, mais uma mostra de sua força no continente. O time comandado por Felipão venceu o Estudiantes por 1 a 0, na Argentina, e garantiu vaga entre os quatro melhores da Copa Libertadores 2022, junto de Palmeiras, Flamengo e Vélez Sarsfield.

Ver o Athletico brigar por títulos tornou-se algo comum nos últimos anos, e não só no Brasil, mas também na América do Sul.

Se pegarmos um recorte pequeno, de cinco anos pra cá, as conquistas se mostram bem expressivas: duas taças da Copa Sul-Americana (2018 e 2021) e uma da Copa do Brasil (2019), além do vice do torneio nacional de mata-mata no ano passado.

Agora, o inédito e esperado título da Libertadores volta a ficar mais perto. Vice em 2005, o Furacão, adversário do Palmeiras na semifinal, está a três jogos do lugar mais alto do pódio da América do Sul, e ninguém melhor que Felipão, bicampeão do torneio, para concluir a missão.

A ascensão do Athletico e a irrelevância de outros grandes times do Brasil no que diz respeito a títulos recentes fizeram o UOL Esporte convocar os colunistas para o seguinte debate: o Athletico Paranaense está no topo do Brasil? E quais são os cinco melhores times do país na atualidade? Confira as respostas:

ANDREI KAMPFF

Sim, e não é de hoje. Já há algum tempo que o time se firmou entre os grandes e tem brigado por títulos importantes no cenário nacional.

Neste momento, Palmeiras, Flamengo, Corinthians, Athletico e Fluminense... com o Atlético se reerguendo pra entrar nesse time.

DANILO LAVIERI

Sim, por conta da estrutura, do elenco e, claro, da experiência de Felipão, o Athletico está entre os protagonistas do país e bate de frente com qualquer outro time.

Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG, Athletico e Fluminense

MARCEL RIZZO

Athletico está no topo e é um dos melhores times, mas, principalmente, um dos clubes mais bem organizado e estruturado, o que explica os bons times formados.

Os melhores do Brasil hoje: Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Athletico e Fluminense.

MENON

É um time forte, mas não tem torcida, o que impede que se torne grande.

Os cinco melhores de hoje são: Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Galo e Corinthians.

MILTON NEVES

Sim, está no top 5 dos melhores times brasileiros dos últimos anos. Venceu Copa do Brasil, Sul-Americana e tem deixado muito time de mais nome comendo poeira.

Top-5 do futebol brasileiro nos últimos anos: Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo, Corinthians e Athletico-PR.

PERRONE

Sim. Os desempenhos na Libertadores, na Copa do Brasil e no Brasileirão deixam claro que o Athletico está entre os melhores times do país nesta temporada. Felipão deu padrão de jogo à equipe, que é aplicada taticamente e não desiste nunca. Como Scolari.

Hoje, os cinco melhores times do país, na minha opinião, são: Palmeiras, Flamengo, Atlhetico, Fluminense e Corinthians.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Está batendo na porta, mas ainda falta um grande título —Supercopa não vale. Quem sabe este ano?

Palmeiras, Flamengo, Atlético Mineiro, Corinthians e Fluminense ainda formam o meu top five.

RODOLFO RODRIGUES

Pelos resultados recentes, o Athletico está entre os 5 principais, sim. Foi campeão da Copa Sul-Americana e vice da Copa do Brasil em 2021. Chegou à semifinal da Libertadores agora e pode ainda ir longe no Brasileirão e na Copa do Brasil deste ano.

Hoje, os 5 melhores são Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Athletico-PR e São Paulo.

RODRIGO COUTINHO

Sim. Se consideramos o topo os cinco melhores times do país, o Furacão tem que ser incluído. Melhorou o elenco, possui um time qualificado com atletas jovens e experientes. É competitivo em realidades diferentes. Sem contar a estrutura que dispõe como clube.

Palmeiras, Flamengo, Atlético Mineiro, Athletico e Fluminense.

VITOR GUEDES

O Athletico-PR, de intruso bissexto, virou membro fixo no clube dos grandes do país, mas ainda não está entre os cinco maiores gigantes do país porque grandeza leva em conta toda a história e tamanho de torcida própria e rejeição rival. Em 2022, o Furacão, que não ganhou nem sequer o Paranaense, vai terminar entre os cinco melhores da temporada (e tem chance) se vencer algum dos 3 títulos em disputa: futebol, para desespero de alguns, é um esporte que só existe por causa da torcida e o objetivo é vencer.

Hoje, os cinco maiores são Palmeiras, Flamengo, Corinthians, Atlético-MG e São Paulo.

Alicia Klein

Sim, em uma fotografia do momento atual, especialmente com a classificação à semifinal da Libertadores, o Athletico-PR se firma no top 5 do Brasil.

Para mim, os cinco melhores, hoje, são: Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Athletico e Corinthians.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, o Athletico foi vice-campeão da Libertadores em 2005 e não 2001.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Athletico-PR está no topo no Brasil? Colunistas listam o top 5 do país - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Athletico