Topo

Rival do Inter tem nome inspirado em poeta e não perdeu para Santos de Pelé

Melgar, do Peru, é o adversário do Inter pelas quartas de final da Sul-Americana Imagem: Divulgação/Melgar

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/08/2022 04h00

Um dos principais poetas peruanos do século XIX, que além de sua escrita e música característica da região, se tornou herói ao lutar pela independência do país. Este foi Mariano Melgar, que inspirou o nome do adversário do Internacional, na noite de hoje (4), pelas quartas de final da Copa Sul Americana. O rival das 19h15 (de Brasília) tem história relevante no futebol do Peru, esteve frente a frente com o Santos de Pelé, e não perdeu.

Fundado em 25 de março de 1915, o Foot Ball Club Melgar nasceu com o nome de 'Juventud Melgar'. Equipe da cidade de Arequipa, traz em seu símbolo e no nome a inspiração do poeta histórico da região.

Mariano Melgar foi um dos principais petas românticos do Peru no século XIX. Ele ficou conhecido por suas canções poéticas de amor, chamados yaravíes. Os yaravíes de Melgar eram poemas acompanhados por notas de harpa. Por isso, o instrumento adorna o símbolo do clube. Até hoje, o estilo literário-musical segue presente na cultura local, com os chamados 'Yaravíes Arequipeños'.

Mas Melgar não foi apenas um homem apaixonado, como mostrava-se nos poemas românticos. Sua vida também foi de luta pela independência do Peru. Ao estudar em Lima, ele teve contato com os anseios revolucionários já existentes por todo país, então dominado pela Espanha. De volta a Arequipa, se tornou soldado e liderou a artilharia do exército revolucionário na Batalha de Umachiri, em 1815.

No entanto, seu batalhão foi aprisionado e, depois de um período em cativeiro, ele foi fuzilado em frente a seus compatriotas. Mariano Melgar morreu aos 24 anos, em março de 1815, praticamente 100 anos antes da fundação do clube que carrega seu nome.

Não perdeu para o Santos de Pelé

Imagem: Reprodução/Site oficial do Melgar

Antes de atingir os maiores feitos de sua história, o Melgar viveu momento ímpar. Foi uma das equipes a duelar com o time histórico do Santos que contava com Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos.

Em 6 de fevereiro de 1966, um amistoso realizado na cidade de Arequipa colocou frente a frente o Rei do Futebol com a equipe peruana. Todos esperavam um show do Alvinegro, mas o duelo acabou empatado em 1 a 1, com gols de Eduardo Patato Marquez, para o Melgar, que saiu na frente, e Toninho, para o Santos.

O site oficial do Melgar trata o jogo como pilar da história do time. "Este dia, os torcedores nunca vão esquecer porque viram Pelé em Arequipa enfrentando o Rubro-Negro", diz o site do clube.

O veículo oficial tem uma narrativa empolgada do jogo, que cita a marcação forte feita pelo 'grande capitão Armando Palacios' sobre Pelé, e diz que o empate deixou um sabor de vitória para os locais, e foi conquistado com muita garra e capacidade esportiva.

Depois disso, o Melgar se estabilizou no contexto do futebol peruano. Ainda que não esteja entre os maiores do país, tem trajetória marcada por títulos. Venceu a Copa Peru de 1971, o Torneio de Verão de 2017, o Clausura de 2015 e 2018, o Campeonato Peruano de 1981 e 2015 e o Torneio Apertura deste ano.

O retrospecto local do time é muito bom. Em 16 jogos oficiais nesta temporada, foram 15 vitórias e apenas uma derrota como mandante. O time marcou 26 gols e sofreu somente quatro.

FICHA TÉCNICA:

MELGAR X INTERNACIONAL
Data e hora
: 4 de agosto de 2022 (quinta-feira), às 19h15 (de Brasília)
Local: Estádio Monumental de la UNSA, em Arequipa (PER)
Transmissão na TV: Conmebol TV
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Auxiliares: Nicolas Tarán e Martin Soppi (ambos uruguaios)
VAR: Leodan Gonzalez (URU)

MELGAR: Carlos Caceda; Alejandro Ramos, Alec Deneumostier, Leonel Galeano e Paolo Reina; Horacio Orzan, Alexis Arias e Martín Pérez Guedes; Cristian Bordacahar, Luis Ibérico e Bernardo Cuesta. Técnico: Pablo Lavallén

INTERNACIONAL: Daniel; Fabricio Bustos, Gabriel Mercado, Vitão e Renê; Gabriel, De Pena, Edenilson, Wanderson e Mauricio (Alan Patrick); Alemão. Técnico: Mano Menezes

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rival do Inter tem nome inspirado em poeta e não perdeu para Santos de Pelé - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Internacional