Topo

Corinthians: Jô, Cássio? Veja quem se destacou e quem foi mal em 2021

O técnico Sylvinho durante Grêmio x Corinthians pelo Brasileirão Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

20/12/2021 04h00

A temporada 2021 do Corinthians foi marcada por altos e baixos. O time iniciou o ano apostando nos jovens das categorias de base, fracassou no Campeonato Paulista e na Copa Sul-Americana, mudou sua rota de investimento e encerrou com um elenco experiente, em alta no Campeonato Brasileiro, com a conquista da vaga para a Copa Libertadores do ano que vem.

O UOL Esporte relaciona os atletas que se destacaram ao longo dos nove últimos meses e também daqueles que não corresponderam às expectativas criadas. Na lista há medalhões, como Cássio e Renato Augusto, e nomes mais jovens, como o atacante Marquinhos e o zagueiro João Victor.

Os destaques positivos

Roger Guedes

Roger Guedes comemora o gol do Corinthians sobre a Chapecoense Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

A chegada do atacante, celebrada no aniversário do Corinthians, no dia 1º de setembro, foi algo muito comemorado pela torcida nas redes sociais. A euforia foi justificada com o camisa 123 marcando sete gols, sendo o vice-artilheiro do Timão no Campeonato Brasileiro. Roger Guedes tem recebido sondagens de clubes europeus, mas deu sua palavra à diretoria de que não deixará o clube antes do fim da Copa Libertadores.

João Victor

João Victor e Kenedy disputam lance em entre Flamengo e Corinthians Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Acreditem: o zagueiro sequer estava nos planos do Corinthians no ano passado, mas voltou de empréstimo do Atlético-GO e assumiu a titularidade ao lado de Gil. Foi uma das revelações do futebol brasileiro nesta temporada e desperta interesse de clubes europeus. Para não perdê-lo, o Timão estendeu o contrato até 2023 e colocou uma multa de 50 milhões de euros (R$ 321 milhões na cotação atual).

Renato Augusto

Renato Augusto comemora gol do Corinthians contra o Cuiabá Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

O maestro do Corinthians no segundo turno do Campeonato Brasileiro. Retornou ao Alvinegro após meia década no futebol chinês e apresentou a mesma qualidade técnica que o fez ser o melhor jogador do país em 2015. Fez quatro gols, distribuiu uma assistência e é uma das grandes apostas do Timão para a conquista de títulos no ano que vem.

Cantillo

Cantillo comemora gol do Corinthians contra o Fortaleza Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Em seu segundo ano no Corinthians, o colombiano conquistou a confiança que não havia demonstrado anteriormente. Escalado de primeiro volante e distribuindo o jogo na transição da defesa para o ataque, o meio-campista foi peça-chave no esquema montado pelo técnico Sylvinho e voltou a ser convocado para defender a seleção de seu país.

Giuliano

Giuliano, do Corinthians, na atividade da manhã desta quarta-feira (1º/12/2021), no CT Dr. Joaquim Grava Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Foi o primeiro reforço contratado pelo Corinthians em 2021. O meia estava livre no mercado após passagem pelo futebol turco e deu conta do recado, sendo peça determinante para a construção da equipe e na blindagem aos jogadores mais novos. Anotou três gols, deu três assistências e caiu nas graças dos torcedores pelo seu comprometimento com o clube.

Os destaques negativos

Luan

Luan lamenta chance perdida pelo Corinthians na partida contra o Ceará Imagem: Kely Pereira/AGIF

Uma decepção pelo segundo ano seguido. Dono de um dos salários mais altos do elenco, o meio-campista disputou 33 dos 62 jogos da equipe na temporada, sendo que em 14 deles saiu do banco de reservas. Perdeu um pênalti importante na semifinal do Paulistão, contra o Palmeiras, e não se firmou sob o comando de Sylvinho.

Cássio

Cássio lamenta gol sofrido na derrota do Corinthians para o Sport na Arena Pernambuco Imagem: Rafael Vieira/AGIF

A reta final da temporada do goleiro ficou marcada por falhas individuais, que custaram valiosos pontos ao Corinthians. O ídolo da Fiel foi mal nas partidas contra Atlético-MG e Ceará, além de lances que geram dupla interpretação nos confrontos com Sport e Internacional — ambos fora de casa. Cássio reconheceu os erros, mas ressaltou que a temporada do sistema defensivo foi satisfatória.

Marquinhos

Felipe e Marquinhos em treino do Corinthians Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Emprestado ao Sport, o atacante foi um pedido do técnico Sylvinho para resolver um problema de velocidade da equipe. Em seu retorno ao CT Joaquim Grava, Marquinhos decepcionou e não conseguiu convencer a comissão técnica. Na reta final do Brasileirão, nem apareceu na lista de relacionados. Agora deve ser novamente emprestado para outro clube no ano que vem.

Gabriel

Zanocelo, do Santos, disputa lance com Gabriel, do Corinthians Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

O volante passou longe de ter sua melhor temporada pelo Corinthians, ficando marcado pelos dribles sofridos nos jogos contra Flamengo e Atlético-MG. Parte da torcida pede sua saída, embora o atleta esteja nos planos da comissão técnica para 2022 pela sua característica de marcação e desarme.

Jô lamenta chance perdida na partida entre Flamengo e Corinthians Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

A situação do centroavante chega a ser curiosa. Afinal, Jô foi o artilheiro e o líder de assistências do Corinthians ao longo da temporada, mas se envolveu em diversas polêmicas fora de campo, inclusive agora nas férias, quando não deu notícias por três dias e apareceu comunicando o fim do casamento. É um nome que divide as opiniões dos torcedores.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Corinthians: Jô, Cássio? Veja quem se destacou e quem foi mal em 2021 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Corinthians