Topo

ANÁLISE

Mauro: "Hoje, o Flamengo é a maior vítima do calendário"

Do UOL, em São Paulo

02/08/2021 04h00

Recentemente, o Flamengo travou uma queda de braço com a CBF por conta do calendário. O clube se sentiu prejudicado ao ceder jogadores para seleções em datas Fifa sem que o Brasileirão fosse paralisado. O Fla até foi à Justiça, mas não teve êxito e foi obrigado a jogar desfalcado de vários de seus principais atletas. Todo esse trauma está perto de ser revivido, em um momento no qual a equipe voltou a engrenar.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com os jornalistas Isabela Labate, Renato Maurício Prado, Mauro Cezar Pereira e Rodolfo Rodrigues - Mauro criticou o calendário da CBF, que não paralisa o Brasileirão quando há datas Fifa - nas quais os times são obrigados a liberar os jogadores convocados por suas seleções.

"O Flamengo inteiro, em boas condições, sem muitos desfalques, se impõe sempre porque é muito forte. Quando está arrumado e com todo mundo em forma, naturalmente se impõe. O grande problema são os desfalques, muitas vezes forçados por um calendário maluco. Nos já tivemos momentos nos quais o Flamengo ficou desfalcado do Rodrigo Caio e do Pedro que foram para a seleção bem e voltaram machucados. A maior vítima do calendário hoje é o Flamengo. Isso é muito preocupante. Até setembro, o Flamengo vai bem, mas quando chegar no período de data Fifa, eles vão mutilar o time de novo. Por isso é importante contratar jogadores", comentou Mauro.

Para o colunista, o Flamengo acaba prejudicado por apresentar um futebol de qualidade. "Ao que tudo indica, o calendário da dona CBF vai desfalcar o Flamengo em setembro e outubro para três jogos de eliminatórias, que já deveriam dar um green card para Brasil e Argentina. É tão molezinha, mas tem que jogar e o Tite quer chamar todo mundo e não vai fazer experiências. Ele não preserva os times brasileiros e ajuda a avacalhar o campeonato quando convoca jogadores que não entram em campo e que ele já sabe do que são capazes. Ele mutila os times e o Flamengo é a bola da vez. Com os caras jogando bem, vai crescer ainda mais o olho", criticou.

Com a grande possibilidade de perder vários jogadores em um momento decisivo da temporada, Mauro entende que o clube precisa ir ao mercado com urgência. "Esse que é o grande problema. O Flamengo tem que manter essa regularidade e se preparar. Vai precisar do Thiago Maia em condições melhores. Por isso, está procurando reforços e tenta Kenedy, Thiago Mendes para encorpar mais o elenco e ter condições de superar a tempestade que vai voltar. É muito difícil e o Flamengo tem convivido com isso não é de hoje. Imagine a classificação do campeonato se não fosse o calendário da CBF", opinou.

O colunista defende a ideia de que o Fla deve combater o calendário, mesmo sem o apoio de outros clubes, "O caso específico do Flamengo é grave porque o clube faz um investimento altíssimo. Passou pelo que o Corinthians não quer passar, que é trabalhar com um time fraco para pagar dívida e ter condições de surfar hoje nessa onda. O Flamengo tem condições de ter esses jogadores porque trabalhou para isso. Aí vem o calendário da CBF e mutila o time. Tudo o que for legal o Flamengo tem que fazer contra esse calendário", completou.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mauro: "Hoje, o Flamengo é a maior vítima do calendário" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol