Topo

Athletico bate América de Cali e se aproxima das quartas na Sul-Americana

Nikão comemora gol pelo Athletico contra o América de Cali, na Sul-Americana Imagem: Pool/Getty Images

Do UOL, em Sâo Paulo

13/07/2021 23h27

No primeiro jogo das oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Athletico foi à Colômbia e venceu o América de Cali por 1 a 0. Nikão, de pênalti, marcou o gol do time paranaense.

O jogo de volta, que define quem se classifica para as quartas de final, está marcado para terça-feira (20), na Arena da Baixada, às 21h30. Antes disso, o Athletico enfrenta o Ceará pelo Campeonato Brasileiro, no sábado (17), às 17h. O América também tem um compromisso pelo Torneio Clausura, no mesmo dia, contra o Junior Barranquilla, às 17h30.

Embalado no Brasileirão, o Furacão enfrentou um adversário que não entrava em campo há 49 dias. No primeiro tempo, o time paranaense dominou o campo adversário e se apresentou melhor no ataque. As melhores oportunidades foram com Vitinho, da entrada da área, e Nikão, que tentou pela direita.

O jogo foi se equilibrando na medida que o América arriscava, mas os colombianos esbarravam na defesa bem postada do time brasileiro. Aos 33, Cortéz finalizou sozinho na pequena área, obrigando Bento a aparecer para fazer uma grande defesa. O Furacão respondeu com Vitinho, a bola foi na rede —mas do lado de fora.

No segundo tempo, o Athletico foi rápido na tentativa de liquidar o jogo, e marcou aos 4 minutos, após escanteio do América. Thiago Heleno armou o contra-ataque em um grande passe para Vitinho, que entrou em velocidade, cortou os marcadores e bateu na saída de Graterol.

Após ir à cabine do VAR, o árbitro pegou um toque de mão de Terans na origem do lance —antes de Thiago Heleno ficar com a bola— e anulou o gol. Os paranaenses não desistiram, e Marcinho arriscou de longe, na bola parada, no cantinho de Graterol, que espalmou.

O VAR interferiu novamente —desta vez, para auxiliar o Athletico. Aos 26, o árbitro revisou no monitor um toque de mão do defensor do América, e assinalou o pênalti. Nikão cobrou com força, no meio do gol, e contou com a sorte para que a bola apenas resvalasse nos pés de Graterol, morrendo no fundo da rede.

O resultado dá a vantagem do empate para o time brasileiro na próxima semana.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Athletico bate América de Cali e se aproxima das quartas na Sul-Americana - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Copa Sul-Americana - 2021