Topo

Grêmio suporta altitude contra a LDU e vence a primeira com Felipão

Jogadores do Grêmio comemoram gol marcado por Léo Pereira em Quito, contra a LDU - Getty Images
Jogadores do Grêmio comemoram gol marcado por Léo Pereira em Quito, contra a LDU Imagem: Getty Images

Do UOL, em Porto Alegre

13/07/2021 21h09

Depois de nove jogos, o Grêmio voltou a vencer. Hoje (13), em Quito, o time gaúcho ganhou da LDU no primeiro jogo do duelo válido pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O placar de 1 a 0 foi construído com base em estilo de jogo defensivo, com a cara de Felipão. A vitória na altitude, aliás, é a primeira sob comando de Scolari.

Léo Pereira marcou o gol do jogo no estádio Casablanca. No segundo tempo, mesmo com sinais de desgaste físico, o Grêmio sustentou a vantagem.

Com o placar obtido no Equador, o Grêmio pode até empatar na terça-feira (20) que vem, em Porto Alegre, que vai às quartas de final da Sul-Americana. O ganhador do duelo enfrenta o vencedor do confronto entre Athletico-PR e América de Cali-COL.

O Grêmio volta a campo contra o Fluminense, sábado (17), pelo Campeonato Brasileiro. O jogo no Rio de Janeiro começa às 21h (horário de Brasília). O time gaúcho ainda não venceu no Brasileirão e é lanterna.

Quem brilhou: Jean Pyerre

Meia-atacante voltou a ser titular, a primeira vez sob as ordens de Scolari, e demonstrou maior envolvimento e atitude. Com e sem a bola. Além do empenho para evitar saída pela lateral no lance que terminou em gol de Léo Pereira, se movimentou e deixou Alisson na cara do gol antes do intervalo. Um jogo com quê de esperança.

Alisson faz as vezes de lateral

A escalação do Grêmio surpreendeu por não ter Douglas Costa, mas em campo a explicação não demorou muito. O time teve Léo Pereira e Alisson como reforços para ajudar a defesa. Mas reforços mesmo. Alisson, inclusive, passou boa parte da etapa inicial mais atrás. Quase como lateral esquerdo. Com isto, Cortez ficou mais livre para aumentar a linha de zaga perto da área. No segundo tempo o camisa 23 foi liberado para ir à frente.

Grêmio faz gol depois de cinco jogos

Foram 17 dias sem balançar as redes, mas o jejum terminou. Em jogada de contra-ataque, o Grêmio voltou a marcar gol. Vanderson disparou pela direita e ao invés de dar passe curto ou prender a bola, tentou bola longa para Jean Pyerre. O meia-atacante não dominou, mas também não desistiu. Em cruzamento da esquerda, Léo Pereira infiltrou e fez de cabeça. O gol mais recente havia sido contra o Santos, em 24 de junho.

Modo Felipão ativado

Um time fechado na defesa, com linha cinco, e até de seis, na defesa. Com aposta em bola longa e velocidade. Os nove jogos sem vitória e a crise fizeram o Grêmio ativar o modo Felipão em Quito. A estratégia, desde o primeiro minuto, foi não dar espaços na frente da área e esperar. Deu parcialmente certo.

Gabriel Chapecó precisou fazer duas defesas importantes, mesmo com tanta gente preocupada em marcar. Na primeira, o lançamento em profundidade achou Amarilla. Na segunda, o próprio centroavante conseguiu escapar de três para chutar forte.

A boa notícia é que o ataque teve lampejos. O gol foi um deles, mas ainda no primeiro tempo teve mais. Diego Souza foi rápido de raciocínio para encontrar Alisson. O camisa 23 perdeu tempo, viu a defesa da LDU se montar, mas com assistência de Jean Pyerre chutou.

LDU "espeta" laterais, mas agride pouco

O time equatoriano chegou a ter quase 80% da posse de bola durante o jogo, mas não criou uma enxurrada de chances. A estratégia do Grêmio, e a falta de contundência da LDU, explicam. O recurso encontrado foi procurar inversões rápidas ou lançamento longo.

Se no ataque a LDU não foi criativa, atrás deu sinais de ingenuidade. Se no gol gremista tem mérito de Jean Pyerre, existe outro tanto de erro do time da casa. Com muito (mas muito) espaço, o camisa 10 pôde correr sozinho, evitar a saída pela lateral, voltar para área e medir bem onde botaria a bola para Léo Pereira marcar.

FICHA TÉCNICA
LDU 0 X 1 GRÊMIO

Data e hora: 13/07/2021 (terça-feira), às 19h15 (de Brasília)
Local: estádio Casablanca, em Quito (EQU)
Árbitro: Cristian Garay (CHI)
Auxiliares: Claudio Rios (CHI) e Christian Schiemann (CHI)
VAR: Mario Díaz de Vivar (PAR)
Cartões amarelos: Ezequiel Piovi, Marini, Guerra (LDU); Alisson (GRE)
Gols: Léo Pereira, aos 19 minutos do primeiro tempo (GRE)

LDU: Adrián Gabbarini; Quintero (Perlaza), Franklin Guerra, Luis Caicedo e Ayala (Muñoz); Ezequiel Piovi, Jordy Alcivar (Kaprof), M. Zunino (D. Reasco), Jhojan Julio e Billy Arce; Luis Amarilla (Mercado)
Técnico: Pablo Marini

GRÊMIO: Gabriel Chapecó; Vanderson, Ruan, Kannemann e Bruno Cortez; Lucas Silva (Sarará), Fernando Henrique, Léo Pereira, Jean Pyerre (Douglas Costa) e Alisson (Léo Chu); Diego Souza (Ricardinho)
Técnico: Luiz Felipe Scolari