Topo

Saiba quem são os nove atletas da base chamados por Mancini no Corinthians

Mandaca e Matheus Araújo (de colete) disputam bola em treinamento realizado no CT Joaquim Grava Imagem: Rodrico Coca/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/02/2021 04h00

Com o foco todo voltado para o início da próxima temporada e do Campeonato Paulista, o técnico Vagner Mancini convocou ontem (22) nove jogadores das categorias de base para iniciar os treinamentos com o elenco profissional do Corinthians. Os jogadores estão vivendo uma espécie de período de testes com a comissão técnica e ainda não foram promovidos ao elenco principal.

Mesmo assim, há vagas no Corinthians para os jogadores formados nas categorias de base. No último domingo, logo após o empate sem gols com o Vasco, Mancini afirmou que daria espaço para sete ou oito jovens talentos do Timão, mas não deu maiores detalhes. Os nove que foram convocados ontem são os favoritos a permanecerem no CT Joaquim Grava.

Nos bastidores, o clube se organiza para enxugar a folha salarial, negociar nomes pouco utilizados e montar um elenco mais modesto para 2021. Contratações pontuais até podem ser feitas, mas a aposta da diretoria será no talento dos garotos formados na base. Abaixo, veja quem é quem dos nove nomes convocados por Mancini.

O meia Vitinho é observado de perto por Vagner Mancini no Corinthians Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Vitinho (21 anos)

Já há alguns anos, o meia é visto como um dos jogadores mais promissores das categorias de base do Corinthians. Em 2015, ainda antes de poder assinar um contrato profissional com o Timão, o garoto foi chamado para treinar por dez dias no Manchester City, da Inglaterra. Os europeus tentaram tirar o jogador do Parque São Jorge, mas a diretoria agiu rápido e manteve o talento no Brasil.

Dali em diante, Vitinho se firmou na base do Corinthians. Na última temporada, além de ter sido uma das lideranças do elenco sub-20, terminou como um dos artilheiros ao fazer oito gols, e ainda distribuiu cinco assistências. O meia estava no elenco sub-23, mas agora entrou no radar da comissão técnica da equipe profissional.

Cauê (19 anos)

No termômetro das redes sociais, o atacante é um dos mais queridos pela torcida. Afinal, aos 18 anos, foi um dos artilheiros da equipe sub-20 na temporada de 2020, com oito gols — ao lado de Vitinho. O centroavante possui contrato com o Corinthians até março de 2022 e sua promoção ao elenco profissional é vista como inevitável nos próximos anos.

O jogador de 1,85 m de altura tem sido elogiado pelo seu bom posicionamento e faro de gol. Caso permaneça treinando com o elenco principal no CT Joaquim Grava, a tendência é de que Cauê brigue com Léo Natel pela vaga de reserva do centroavante Jô.

Matheus Araújo (18 anos)

Nascido em Osasco, na Grande São Paulo, Matheus é tido como o jogador mais técnico da lista. Meia armador, o garoto coleciona convocações para a seleção brasileira de base, sendo, inclusive, campeão da Copa do Mundo sub-17 de 2019. O atleta é um dos destaques do Corinthians do sub-20 e, na última temporada, foi o líder de assistências do elenco.

No CT Joaquim Grava, o meia tenta provar à comissão técnica que tem condições de permanecer no elenco em uma posição muito disputada, porém sem um titular absoluto. O garoto da base joga na mesma faixa de campo do que nomes como Luan, Cazares e Araos.

Felipe Augusto (17 anos)

O centroavante é o mais novo da lista de Mancini, uma vez que completou 17 anos na última quinta-feira (18). Embora tenha idade para jogar no sub-17, o atacante faz parte do elenco sub-20 e é o reserva imediato de Cauê no elenco. Seu contrato com o Corinthians vai até outubro de 2023.

Felipe tem 1,80 m de altura e ainda pode crescer mais. No passado, o jogador já participou de outros treinamentos no CT Joaquim Grava, mas nunca foi utilizado. As boas performances na base lhe renderam convocações às seleções de base.

Igor Formiga é lateral-direito e busca ganhar espaço no elenco do Corinthians Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Igor Formiga (22 anos)

Único lateral convocado por Mancini para os treinamentos, Igor Formiga desembarcou ao Corinthians em 2018. O jogador chegou a ser convocado por Fábio Carille para algumas atividades entre os profissionais, mas nunca se firmou no elenco. No primeiro semestre de 2020, foi emprestado ao Coimbra para a disputa do Campeonato Mineiro, mas não se destacou.

Depois de retornar a São Paulo, Formiga assumiu a titularidade na equipe de aspirantes e, desde então, vem buscando uma oportunidade. Caso Michel Macedo não permaneça no elenco, a tendência é de que ele possa ser o substituto de Fagner nos profissionais. Seu contrato com o Corinthians vai até o fim de 2022.

John (20 anos)

Mais um nome da lista que está emprestado ao Corinthians. O zagueiro iniciou sua carreira no Vitória e chegou à capital paulista em setembro do ano passado, com contrato até o fim de 2021. O defensor defendeu o Timão em partidas do Brasileirão de Aspirantes e demonstrou versatilidade, pois também pode atuar como lateral.

No acordo com o clube baiano, o Corinthians pode exercer seu direito de compra, mas a permanência do atleta ainda não foi definida. Um bom rendimento nos treinos no CT Joaquim Grava sob os olhares atentos de Mancini pode lhe render mais tempo no Alvinegro.

Igor Morais (colete) marca Jonathan Cafú durante treino no CT Joaquim Grava Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Igor Morais (22 anos)

Formado nas categorias de base do rival São Paulo, o zagueiro chegou ao Corinthians em 2019, após o Tricolor optar em não renovar seu contrato. O defensor foi relacionado por Fábio Carille em duas partidas amistosas em sua temporada de estreia, mas não convenceu a antiga comissão técnica.

De lá para cá, Igor assumiu a liderança no elenco do sub-23 e, eventualmente, era chamado para compor treinamentos no CT Joaquim Grava. Seu contrato com o Corinthians vai até o fim de 2022, que é quando chega ao fim a idade máxima para permanecer na equipe de aspirantes.

Mandaca (20 anos)

O volante está emprestado ao Corinthians pelo CSP, da Paraíba, mas deve ser adquirido pelo Timão ao fim de seu contrato (primeiro semestre de 2022). O meio-campista destacou-se no elenco sub-20, já que consegue atuar como primeiro e segundo volante, tendo mais liberdade para chegar ao ataque.

Na última temporada, participou de 21 partidas e anotou três gols. Internamente, é elogiado pela capacidade de movimentação, bom preparo físico e qualidade no passe no meio de campo.

Antony (19 anos)

O terceiro nome da lista que está emprestado ao Corinthians. O jogador tem contrato com o Joinville, mas está cedido ao clube do Parque São Jorge até julho de 2021. Se quiser permanecer com o atleta, o Timão terá de pagar algo em torno de R$ 700 mil por 70% dos direitos econômicos do jogador.

Na temporada passada, embora tenha idade para jogar no sub-20, foi promovido ao sub-23 e terminou o ano como o vice-artilheiro do elenco. O atacante é elogiado pela força física e entrega em campo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Saiba quem são os nove atletas da base chamados por Mancini no Corinthians - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Corinthians