Topo

Invencibilidade e recorde na defesa aproximam Flu de volta à Libertadores

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/02/2021 04h00

O Fluminense ficou no empate sem gols com o Atlético-MG, mas tem seu retorno à Libertadores praticamente carimbado para 2021. Invicto há seis jogos e igualando recorde dos pontos corridos na defesa, o Tricolor está bem próximo da classificação após oito anos fora da competição continental.

Se não venceu, o Flu mais uma vez não sofreu gols. Desde 2007 que o Tricolor não ficava quatro jogos sem ser vazado no Brasileirão. Nem mesmo as campanhas de título em 2010 e 2012 alcançaram a marca. Esta é apenas a segunda vez desde 2003, quando a competição modificou seu regulamento.

Com a defesa sólida e sem deixar muitos pontos pelo caminho na reta final do Brasileiro, o Fluminense pode nem precisar mais pontuar para se garantir na pré-Libertadores. Uma combinação de resultados deve sacramentar a classificação tricolor já na próxima rodada.

"Nossa equipe vai com o pensamento muito forte. Com o objetivo de fazer mais um grande jogo e trazer um ponto importante para o Rio de Janeiro para garantir de vez a pré-Libertadores. Depois pensar mais uma vez se de alguma forma tem chance de chegar na fase de grupos. E vamos acreditar até o final. Mas o pensamento é esse. Ir para lá e trazer essa classificação logo para casa", afirmou Marcão após o jogo.

Marcos Felipe não tomou gol nos últimos quatro jogos pelo Fluminense Imagem: Lucas Mercon/Fluminense FC

A briga, entretanto, é por uma vaga na fase de grupos. Para isso, o Tricolor conta também com a má fase do São Paulo, atual quarto colocado. O time paulista, que demitiu Fernando Diniz, ainda não venceu em 2021 e vê sua campanha "desidratar". Ou com a sorte: se o Palmeiras bater o Grêmio na final da Copa do Brasil, a equipe "herda" uma vaga direta para a Libertadores.

Depois de ficar oito partidas sem ser derrotado no primeiro turno sob o comando de Odair Hellmann, o Flu já chegou à sexta consecutiva sem perder com Marcão. Efetivado até o fim do Brasileirão e com boa campanha — 54,5% de aproveitamento —, o treinador, entretanto, não deve seguir no cargo depois disso. Isso porque o Fluminense deve anunciar a contratação de Roger Machado, por dois anos, assim que a temporada 2020 se encerrar.

Com 57 pontos, o Tricolor ocupa a quinta posição do Campeonato Brasileiro, apenas dois pontos atrás do São Paulo, hoje o quarto colocado. O time paulista tem um jogo a menos — clássico adiado com o Palmeiras.

Para manter vivo o sonho de se classificar à fase de grupos da Libertadores, o Fluminense tem compromisso difícil contra o Ceará, na segunda (15), às 18h, no Castelão. Caso o Santos não vença o próximo jogo, o time das Laranjeiras já garante, ao menos, vaga na pré-Libertadores.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Invencibilidade e recorde na defesa aproximam Flu de volta à Libertadores - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Fluminense