Topo

Fluminense

Marcão culpa 'detalhezinho' por empate do Flu: 'Muito orgulhoso de tudo'

Marcão exaltou atuação do Fluminense no empate sem gols com o Atlético-MG pelo Brasileirão - Lucas Mercon/Fluminense FC
Marcão exaltou atuação do Fluminense no empate sem gols com o Atlético-MG pelo Brasileirão Imagem: Lucas Mercon/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/02/2021 00h55

Marcão foi só elogios ao Fluminense após o empate sem gols com o Atlético-MG no Maracanã. Na briga por uma vaga na Libertadores, o Tricolor poderia se garantir na competição continental em caso de vitória, mas um "detalhezinho" impediu o resultado positivo no Brasileirão.

"Fizemos uma partida consistente. Um grande jogo. Adversário qualificado. Montamos uma estratégia para esse jogo e no finzinho quase fomos premiados com um gol que nos daria a vitória e nos garantiria na pré-Libertadores. Estou muito satisfeito pelo trabalho do grupo, de tudo que trabalharam durante a semana, mas por um detalhezinho não conseguimos sair com a vitória. Muito orgulhoso de tudo o que fizeram na partida", declarou o treinador em entrevista coletiva.

O técnico exaltou, em especial, o zagueiro Luccas Claro, que atuou mesmo após perder seu pai para a covid-19. Craque do jogo na transmissão da TV Globo, o defensor saiu antes do fim do jogo com um problema em um dedo da mão. Além dele, o volante Yago também jogou dias depois da morte de seu avô, e também foi destacado pelo comandante.

"Menção honrosa ao Luccas Claro, que fez questão de estar com todo o grupo. Um cara especial, família especial. Temos que bater palma para esse rapaz, de tão grande e tão respeitoso que foi com nossa instituição. Yago também já tinha se comprometido com a instituição. Estamos resolvendo tudo em família. Sempre que um amigo precisar, um outro está junto, está perto. E isso tem feito a diferença no nosso grupo", disse.

A classificação praticamente garantida para a Libertadores ainda depende da combinação de alguns resultados. Mas se o Flu vencer o Ceará no Castelão, na segunda (15), às 18h, confirmará o retorno à competição continental, que o clube não disputa desde 2013.

"Nossa equipe vai com o pensamento muito forte. Com o objetivo de fazer mais um grande jogo e trazer um ponto importante para o Rio de Janeiro para garantir de vez a pré-Libertadores. Depois pensar mais uma vez se de alguma forma tem chance de chegar na fase de grupos. E vamos acreditar até o final. Mas o pensamento é esse. Ir para lá e trazer essa pré-Libertadores logo para casa", afirmou o técnico.

Marcão só se esquivou ao comentar a negociação do Fluminense com o técnico Roger Machado, que tem tudo para assumir o cargo após o Brasileirão e assinar contrato por dois anos com o clube.

"Não sei. O presidente já anunciou? Estamos iguais a vocês. Se acontecer, é um cara super do bem, trabalhador. Se vier vai contar com a ajuda do Marcão e todos que estão nesse processo. Vamos esperar nossa diretoria decidir. Na hora que bater o martelo, se for isso mesmo, vai ser recebido de braços abertos dentro do nosso clube", desconversou.

Confira outras respostas de Marcão na coletiva:

Análise do jogo

Eu acho que os meninos trabalharam muito. A formação do Atlético nós já sabíamos. Fizemos isso nos treinos ao longo da semana. Sabemos que eles seguram o Guga e liberaram o Arana. Tem os homens de dentro que toda hora estão pisando na área, sabíamos que teríamos que correr cinco ou seis metros para trás, que em algum momento do segundo tempo eles não iam aguentar... Tivemos que fazer as trocas mais por questões físicas. Em algum momento eles atacam com cinco. Mais uma vez dar os parabéns para nossa linha de zaga. Para os homens da frente, Fred e Nenê. E sobre o Lucca eu acho que nos ajuda muito, tem leitura de jogo e nos ajuda bastante.

Atuação

Na verdade, a nossa alegria como treinador e da comissão técnica é terminar um jogo com tudo que foi proposto. Todos se colocaram à disposição. No final quase fomos premiados. O Atlético é uma equipe que tem a bola, é o jogo deles, e tínhamos que diminuir os espaços. E é legal ver o Fred, o Nenê e entender essa leitura do jogo. Isso para o grupo é muito grande. Baixamos um pouquinho a marcação. A proposta era aproveitar a velocidade desses meninos de lado para em algum momento ter oportunidades, como foram criadas. No primeiro tempo um pouco menos, no segundo mais efetivo. Aguardamos a posição. Ia ter um momento que ia conseguir contra-atacar com muita força. com muita velocidade.

Substituições

Em relação às trocas, elas foram feitas para manter a equipe compactada, a equipe forte. Na preleção dissemos que precisaríamos de todos. E mais uma vez precisamos de todos. Pacheco entrou pelo lado dando velocidade. Queríamos pegar o lado ali do Guga, no Réver. Aproveitar que eles fazem uma pressão muito forte no campo adversário. Queríamos alongar bastante esse jogo para dar profundidade. O Caio do outro lado a mesma coisa. O Michel por dentro. O Fred, infelizmente, foi um fato. Vamos esperar os exames e tomara que não seja nada demais.

Frazan

Ficamos felizes pelo retorno do Frazan. Ele treinou durante a semana, ia para o jogo. Estava preparado, focado.

Fluminense