Topo

Thaciano vira inegociável mesmo com críticas da torcida do Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

06/11/2020 04h00

Renato Gaúcho foi direto: Thaciano não sai. A declaração do treinador do Grêmio encerra as chances de acordo com o Cruzeiro, mas também vai além. Define o meia-atacante como inegociável, ainda que ele seja alvo de fortes críticas da torcida nas últimas semanas. A polivalência e até a divisão dos direitos econômicos ajudam a explicar o status.

Aos 25 anos, Thaciano foi o artilheiro da noite no segundo jogo entre Grêmio e Juventude, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. De cabeça, o camisa 20 confirmou a vaga.

Para Renato Gaúcho, Thaciano é uma peça para lá de útil. Que flerta com a condição de importantíssima. O motivo é citado, nos corredores do Grêmio, com os dedos do treinador. Portaluppi lista as funções que o jogador pode fazer: volante, meia e até atacante.

O ex-jogador de Boa Esporte e Santos é elogiado por ter evoluído de 2017 para cá. Nasceu a ideia de que Thaciano é um homem de confiança do treinador, capaz de cumprir exatamente o que é pedido e disposto a encarar qualquer missão. Por outro lado, esse papel criou uma espécie de ranço da torcida. Como é usado frequentemente, Thaciano atua mais que jovens das categorias de base. E a falta de espaço para as promessas é uma contestação crônica.

O bom conceito com Renato e a comissão técnica fizeram o Grêmio recusar várias ofertas no início do ano. Recentemente, o negócio com o Santos só se desenhou por pedido do próprio meia-atacante. No fim, a punição da Fifa impediu conclusão do acordo. Thaciano chegou a ficar fora de sete partidas do Grêmio, aguardando pelo Santos. Renato, neste período, queria definição rápida. Pelo fico ou não. Quando soube da permanência, considerou boa notícia por ter de novo opção "3 em 1" no banco.

"Não, já cortei (chance de negociação). Não, não tem? O interesse do Cruzeiro não importa. O Thaciano é importante para a gente, não pelo gol. Eu gosto muito do Thaciano, joga em várias posições. É um negócio que a diretoria tem que resolver com o Cruzeiro, a contratação do Panita (apelido de Orejuela), mas pode ter certeza que o Thaciano não vai ser envolvido nesse negócio", disse Renato.

Percentual também era problema

Além do desejo de Renato Gaúcho, o Grêmio tinha outro nó para desatar. O clube gaúcho detém 80% dos direitos econômicos e o Boa Esporte continua com a fatia final. A equipe de Minas Gerais avisou que não tinha interesse em seguir com participação, caso houvesse acordo com Cruzeiro. Ou seja, seria necessário comprar a parte do Boa.

O caso foi levado em conta entre quarta e quinta-feira, período em que Cruzeiro e Grêmio debateram o envolvimento de Thaciano no negócio. O nome do meia-atacante foi indicado por Luiz Felipe Scolari, que busca atletas experientes para reforçar o elenco celeste.

Thaciano não chegou a ser consultado oficialmente. Ele esperava conversa para depois do jogo e ensaiava uma negativa a chance de trocar Porto Alegre por Belo Horizonte. Nem precisou dizer nada. Renato falou antes.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Thaciano vira inegociável mesmo com críticas da torcida do Grêmio - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol