Topo

Elenco curto e maratona fazem Cuca aumentar utilização de Meninos da Vila

Cuca conversa com Ivonei, Menino da Vila que fez estreia profissional contra o Internacional Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

20/10/2020 04h00

Sem tantas opções no elenco do Santos, o técnico Cuca cada vez mais olha para as categorias de base do Peixe. Ao todo, o comandante já utilizou 15 Meninos da Vila desde que chegou ao clube, no início do Brasileirão. Na partida de hoje (20), às 19h15, quando recebe o Defensa y Justicia (ARG), três crias da base devem iniciar o jogo: João Paulo, Arthur Gomes e Kaio Jorge. A partida é válida pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

A utilização ocorre principalmente como opção no decorrer da partida e tem aumentado desde a lesão do uruguaio Carlos Sánchez, há sete jogos. Nas últimas seis partidas, 19 das 26 substituições (73%) realizadas por Cuca colocaram atletas revelados pelo Alvinegro praiano em campo.

No total, o técnico fez 85 alterações durante os 20 jogos à frente do Peixe, sendo que 49 delas (57%) foram Meninos da Vila. Antes da grave lesão sofrida pelo camisa 7 alvinegro, a porcentagem de crias da base que entravam no decorrer das partidas era de 50%, o que representa um aumento de 23% para o número pós-lesão de Sánchez.

No entanto, Cuca tem sido conservador quando se trata de lançar os garotos já na equipe titular. Desde que chegou, somente 68 dos 220 titulares durante os 20 jogos foram Meninos da Vila (30%). Esse percentual praticamente não sofre alterações quando comparado aos períodos antes (32%) e depois (27%) da lesão de Sánchez.

Ao todo, oito crias das categorias de base foram titulares com Cuca: os goleiros Vladimir e João Paulo, os zagueiros Lucas Veríssimo e Alex, o volante Alison e os atacantes Arthur Gomes, Kaio Jorge e Marcos Leonardo. Desses, ao menos três já são mais experientes (Vladimir, Veríssimo e Alison).

Completam a lista de Meninos da Vila já utilizados por Cuca na temporada: Wagner Leonardo, Derick, Sandry, Ivonei, Anderson Ceará, Lucas Lourenço, Tailson.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS x DEFENSA Y JUSTICIA (ARG)
Motivo: Libertadores - Fase de grupos
Data: 20/10/2020 (terça-feira)
Horário: 19h15 (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Leodan Gonzalez (URU)
Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Richard Trindad (URU)

SANTOS: João Paulo; Pará, Luiz Felipe, Luan Peres e Felipe Jonatan; Diego Pituca, Jobson e Jean Mota; Lucas Braga (Arthur Gomes), Soteldo e Kaio Jorge. Técnico: Cuca.

DEFENSA: Unsain; David Martínez, Juan Rodríguez e Frías; Acevedo, Benítez, Enzo Fernández, Mauricio Duarte e Rius; Hachen e Braian Romero. Técnico: Hernán Crespo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Elenco curto e maratona fazem Cuca aumentar utilização de Meninos da Vila - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Santos