Topo

Oposição se reúne e alinha sonhada união para superar Eurico no Vasco

Eurico Miranda poderá ter uma disputa mais acirrada na eleição do Vasco Imagem: Pedro Ivo Almeida / UOL Esporte

Bruno Braz e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/10/2017 04h00

A eleição do Vasco ganhou um novo e surpreendente capítulo na noite da última terça-feira (24). Após semanas de discussões, ataques e uma chance quase descartada de união, as duas principais correntes de oposição do Cruzmaltino sentaram para dialogar de olho na votação do próximo dia 7. E o saldo do encontro entre os líderes das chapas de Fernando Horta e Júlio Brant foi considerado positivo pelos dois grupos.

Diante de um cenário que apontava para a vitória de Eurico Miranda em uma eleição com várias chapas de oposição, os "cardeais" de Brant e Horta se reuniram numa última tentativa de juntar votos e superar o atual presidente.

O encontro, mantido em sigilo até então, foi liderado por duas das principais figuras do cenário político de São Januário: Jorge Salgado (aliado de Horta) e Olavo Monteiro de Carvalho (apoiador de Brant).

Pelo lado de Fernando Horta, além de Salgado e do próprio candidato, ainda esteve à mesa José Luiz Moreira. Já Júlio Brant, ao lado de Olavo, ainda teve a companhia de José Carlos Osório e Nelson Sendas, seu vice.

Fernando Horta e Julio Brant se aproximam de união na oposição do Vasco Imagem: Divulgação

Na pauta, estratégias para o dia 7 de novembro e divisões de cargos e cadeiras no Conselho Deliberativo em caso de vitória. O clima foi tranquilo e definições podem ocorrer até o final desta semana. O cenário é considerado uma reviravolta, visto que os dois grupos não falavam a mesma língua até o último fim de semana.

Com uma possível união entre Horta e Brant, quem perde força é Alexandre Campello, terceiro candidato de oposição. Diante do cenário, um alinhamento de Campello não está descartado. Parte de seu grupo, inclusive, defende a união das oposições.

Campello e Brant foram os primeiros a se reunir em prol de uma possível junção, mas nunca conseguiram chegar a um denominador comum sobre o critério a estabelecer para nomear o cabeça da chapa. O grupo do médico sempre desejou uma prévia, já o do executivo prefere pesquisa.

Ações contra suspeitas de mensalão

Paralelamente às tentativas de união, as oposições do Vasco travam batalhas administrativas e jurídicas para dar transparência ao pleito cruzmaltino. A chapa “Mudança com Segurança”, de Fernando Horta, notificou semana passada na secretaria do clube um levantamento onde suspeitam de irregularidades na lista de sócios aptos a voto. Três dias depois, a diretoria rebateu e a tendência é a de que o imbróglio tome o caminho dos tribunais.

Em outra vertente, também há movimentações para impedir que Eurico Miranda consiga conceder 28 títulos honoríficos por meio do Conselho. Vale salientar que a eleição do Vasco é indireta e, após o resultado das urnas, os 150 conselheiros natos se juntam aos 120 indicados pelo vencedor e aos 30 do segundo colocado para votarem o novo presidente do clube.

Na avaliação de Otto Carvalho, responsável pela notificação, presidente do Conselho Fiscal e aliado de Horta, Eurico se complicará caso os supostos “mensaleiros” sejam vetados da eleição.

“Sem o mensalão o Eurico não consegue mais do que 800 votos”, disse ao UOL Esporte em entrevista na semana passada no barracão da Unidos da Tijuca, escola de samba presidida por Horta.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Oposição se reúne e alinha sonhada união para superar Eurico no Vasco - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol