Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quase quarentão, Dante vira ídolo e líder da 2ª melhor defesa da França

Dante lidera a segunda melhor defesa do Campeonato Francês nesta temporada - Divulgação
Dante lidera a segunda melhor defesa do Campeonato Francês nesta temporada Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

28/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A seis meses de completar 40 anos, o zagueiro brasileiro Dante talvez seja considerado velho demais por boa parte dos fãs que costumam acompanhar os campeonatos mais importantes do futebol mundial. Mas os torcedores do Nice discordam totalmente desse juízo de valor.

É que o veterano que já ganhou uma Liga dos Campeões da Europa pelo Bayern de Munique (2013) e disputou a Copa-2014 pela seleção lidera a segunda melhor defesa da França nesta temporada.

Apesar de ser um time de meio de tabela e incapaz de fazer frente aos Paris Saint-Germain, Olympique de Marselha e Monaco da vida, o Nice só sofreu 31 gols em 32 partidas na Ligue 1 2022/23.

Das 20 equipes que disputam a primeira divisão da terra de Kylian Mbappé, apenas o Lens (25) precisou buscar menos bolas no fundo das suas redes. PSG e OM, líder e vice-líder da competição, respectivamente, têm exatamente o mesmo desempenho defensivo do clube de Dante.

Em um determinado momento da temporada, entre a 19ª e a 25ª rodadas, o Nice conseguiu a incrível marca de sofrer apenas um gol em sete partidas consecutivas. E, mesmo na oportunidade em que foi vazado, venceu a partida (3 a 1 sobre o Olympique de Marselha).

É verdade que a fortaleza montada por Dante já não tem se mostrado assim tão sólida nas últimas rodadas e que levou pelo menos um gol em seus sete compromissos mais recentes pela Ligue 1. Ainda assim, o time continua se destacando pela força da sua retaguarda.

Mesmo com a idade elevada, o brasileiro não tem precisado economizar no gás e nem sofrido com problemas físicos. Das 32 rodadas do Francês, ele foi a campo (sempre como titular) em 31. E, em apenas um jogo, acabou substituído no segundo tempo. Em todos os outros, foi aproveitado do início ao fim.

Com 3.900 minutos diluídos em 43 partidas, Dante é o jogador do elenco do Nice que mais tempo permaneceu em campo durante toda a temporada. Quem mais se aproxima dele é o goleiro dinamarquês Kasper Schmeichel, com 3.660 minutos.

O zagueiro chegou à França desde 2016, já completou 241 partidas pelo clube e está em sua sexta temporada como capitão do time. Nos últimos dois anos, tem formado de dupla de zaga com Jean-Clair Todibo, ex-Barcelona.

Com contrato até junho, Dante ainda não anunciou se completará o 40º aniversário, em outubro, ainda jogando futebol profissionalmente. Caso deseje continuar a carreira, o Nice tem pronto um acordo para ele jogar por mais uma temporada. Se optar pela aposentadoria, já está decidido que será incorporado à comissão técnica permanente do clube.

Distante tanto da zona de rebaixamento quanto das vagas para as competições europeias, o Nice não tem mais muito o que fazer nas seis rodadas finais do Francês a não ser tentar obter a melhor classificação possível.

Por enquanto, a equipe de Dante ocupa a décima colocação, com 45 pontos (13 acima do grupo do descenso e 11 abaixo dos classificados para torneios continentais da próxima temporada).

Neste fim de semana, os rubro-negros enfrentam o Troyes, domingo, fora de casa. Depois, ainda medem forças com Rennes, Strasbourg, Toulouse, Montpellier e Lyon antes de saíram de férias.