Topo

Após abrir o ano sonhando com seleção, Gabriel vira moeda de troca no Grêmio

Gabriel começou o ano dizendo brigar por vaga na seleção, agora é moeda de troca - Neco Varella/Agência Freelancer
Gabriel começou o ano dizendo brigar por vaga na seleção, agora é moeda de troca Imagem: Neco Varella/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

08/11/2011 06h01

Nem no momento mais pessimista em janeiro, Gabriel poderia prever a temporada que teve. O lateral-direito começou o ano em alta, dizendo almejar vaga na seleção brasileira. Em pouco tempo a realidade o traiu. Com muitas lesões e baixo rendimento, o jogador virou 'moeda de troca' e está sendo oferecido ao Palmeiras em troca de Kleber.

Contratado em 2010 por indicação de Renato Gaúcho, o lateral-direito que pertencia ao Panathinaikos, da Grécia, chegou por empréstimo. Ano passado teve boas atuações e foi importantíssimo na arrancada que tirou o Grêmio da zona do rebaixamento e levou para a Libertadores. Começou o ano em alta, mas não confirmou.

O início da temporada já mostrou um Gabriel diferente. O rendimento não foi o mesmo e aos poucos ele perdeu espaço. Prejudicado por uma série de lesões musculares, as participações no time ficaram cada vez menos frequentes.

No meio do ano, a renovação de contrato entrou em pauta. Talvez a negociação estivesse atrapalhando o jogador de 29 anos. Passadas conversas, ele acertou por três temporadas, teve direitos comprados e situação estabilizada para finalmente render o esperado. Mas não aconteceu novamente.

No Brasileirão, Gabriel disputou somente 10 jogos. Não marcou gols. Mais do que grandes jogos, ficou marcado por passagens apagadas, como quando perdeu pênalti contra o Vasco, no Olímpico.

"Tenho meus objetivos pessoais, mesmo que o mais importante seja o Grêmio. Quero sempre jogar em alto nível para buscar a seleção brasileira enquanto a idade me deixar atuar", disse no fim da temporada passada. Em um ano, tudo mudou sobre ele.

Gabriel voltou a jogar no último sábado, quando o Grêmio perdeu para o Atlético-MG. Partindo do rendimento de 2011, só jogar já é considerado uma vitória. Isto porque a última partida disputada havia sido em julho. Depois disso o departamento médico virou local de trabalho por problemas no tornozelo direito.

Agora, sua utilização até o fim da temporada será para o colocar na 'vitrine'. Considerado caro aos cofres gremistas, já que recebe mais de R$ 300 mil mensais, o jogador foi oferecido ao Palmeiras na negociação por Kleber Gladiador, e agradou o alviverde. Caso não tenha sucesso nesta investida, o clube gaúcho pretende que outro interessado apareça.

O Grêmio volta a campo no domingo, quando enfrenta o Palmeiras, no Olímpico, às 17h (horário de Brasília). Os jogadores se reapresentam nesta terça-feira, quando treinam em dois turnos.