Topo

Fórmula 1

Substituto de Ron Dennis na McLaren aposta em agradar fãs para ter sucesso

Zak Brown (centro) faz sua estreia com o uniforme da McLaren em Abu Dhabi - Clive Mason/Getty Images
Zak Brown (centro) faz sua estreia com o uniforme da McLaren em Abu Dhabi Imagem: Clive Mason/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Abu Dhabi

25/11/2016 13h39

O novo CEO da McLaren, anunciado como substituto de Ron Dennis nesta semana, Zak Brown, fez sua primeira aparição usando as cores da equipe nesta sexta-feira em Abu Dhabi. E já deixou claro que, antes de pensar em títulos, o time precisa se fortalecer financeiramente.

O fato da McLaren estar há duas temporadas sem um patrocinador máster foi um dos motivos que levaram à queda de Ron Dennis, que comandou a empresa por 36 anos. O contrato do inglês, que continua tendo uma parte minoritária da equipe, não foi renovado e, depois de acionar a justiça para manter o controle do time mesmo assim, o dirigente foi afastado com efeito imediato.

Corrigir este erro de Dennis, que vinha cobrando alto pelo patrocínio, afastando vários interessados, será a prioridade de Brown. Mas apenas para 2018.

“Claramente, um patrocinador principal é, do ponto de vista comercial, algo em que estarei mais conectado, será crucialmente importante. Mas começaria pensando em 2018. Ano que vem já está quase aí e não tenho nenhum truque na manga para fazer isso ainda.”

O britânico, que também lidera um grupo de mídia importante do ramo do automobilismo, fez questão de salientar sua intenção de dar mais atenção aos fãs.

“Não acho que exista uma prioridade, mas sim três pernas e acho que precisamos das três para termos uma espécie de ecossistema: primeiro são os fãs, acho que a McLaren e a própria Fórmula 1 podem melhorar sua relação com os fãs”, afirmou.

“Quanto mais fãs, mais patrocinadores e queremos que os fãs comprem os produtos dos patrocinadores e seus serviços. E quanto mais patrocinadores nós tivermos, mais dinheiro poderemos colocar em nossa equipe para sermos mais rápidos e, quanto mais rápidos formos, mais fãs teremos porque as pessoas gostam de equipes que correm na frente. Essas três coisas são importantes e precisamos acertar nas três - só uma não faz o sistema funcionar.”

A McLaren vive a pior fase de sua história: a última vitória do time foi no GP do Brasil de 2012 e, há dois anos, desde o início da parceria com a Honda, a equipe vem lutando do meio para o fim do pelotão. A situação, contudo, vem melhorando nas últimas corridas e espera-se que o time venha mais forte ano que vem.

Fórmula 1