Topo

Fórmula 1

GP de Abu Dhabi não vale nada? Mais de 240 milhões de reais estarão em jogo

GREG BAKER/AFP
Imagem: GREG BAKER/AFP

Do UOL, em São Paulo

26/11/2015 06h00

Com o título de pilotos e de equipes decidido há algumas etapas, muitos estarão cumprindo tabela na última etapa da temporada da Fórmula 1, em Abu Dhabi. Ainda assim, mais de 240 milhões de reais (64 milhões de dólares) ainda estarão em jogo, dinheiro precioso pelo qual quatro das cinco piores equipes do campeonato estão de olho.

Com os cinco primeiros postos no mundial de construtores já definidos, a primeira briga é pelo sexto lugar, entre Lotus e Toro Rosso. Os primeiros, que estão prestes a serem comprados pela Renault, têm 73 pontos, contra 66 do time satélite da Red Bull.

Porém, com Max Verstappen em grande fase, a Toro Rosso acredita que pode roubar a posição dos rivais, o que significaria um aumento de quase 10 milhões na premiação que será recebida ano que vem. Neste ano, foram pagos 38,4 milhões de dólares para o sexto e 29,9 milhões pelo sétimo colocados.

Já a Sauber de Felipe Nasr e a McLaren lutam pela premiação de 25,6 milhões, destinada ao oitavo colocado. Nesse caso, a diferença entre o oitavo e o nono lugares é menor, de pouco menos de 5 milhões. Porém, ainda assim, seria um dinheiro bem-vindo pela McLaren, que está perdendo patrocinadores com a má fase dos últimos anos. O time não vence uma corrida desde 2012 e vive uma das piores temporadas da história.

Para superar a Sauber, contudo, Alonso e Button não terão vida fácil: são 9 pontos de diferença (36 x 27) e a pontuação média do time inglês na temporada é de 1,5 ponto por GP.

As premiações são definidas por meio de um complexo sistema, que divide 1,8 bilhão de dólares de lucro operacional em diversas frações. Uma delas são os 23,75% (equivalente a 427 milhões de dólares) distribuídos de acordo com a performance de cada time no campeonato de construtores. Os prêmios vão de mais de 80 milhões para os campeões até cerca de 17 para o décimo colocado.

As atividades para o GP de Abu Dhabi começam com os treinos livres na sexta-feira, com sessões de 1h30 a partir das 7h e 11h pelo horário de Brasília. O terceiro treino livre abre o sábado às 8h e a classificação começa às 11h. A largada, no domingo, também será às 11h.
 

Fórmula 1