Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Norma Dumont precisará ter paciência para chegar ao topo do UFC

Norma Dumont conquistou uma vitória significativa em sua carreira no MMA ao derrotar seu oponente mais desafiador até o momento. E não estou me referindo apenas à sua vitória sobre a ex-campeã Germaine de Randemie neste sábado, no card do UFC Vegas 90. Um dia antes, na pesagem oficial do evento, a brasileira finalmente atingiu o limite correto da categoria dos pesos-galos e pôde iniciar sua trajetória na divisão (com alguns anos de atraso).

Frente à ex-campeã, Norma venceu sua quarta luta consecutiva na organização e possivelmente assegurou uma posição no top 10 da categoria. Esse novo cenário automaticamente eleva o status de Norma na organização. Afinal, pelo menos teoricamente, a habitual dificuldade em encontrar adversárias deve diminuir consideravelmente. Nos últimos anos, por competir na categoria dos penas (66 kg), a mineira enfrentou dificuldades, já que essa divisão sequer possui um ranking oficial.

Quando tentava buscar desafios entre os galos, seu nome era recusado por oponentes que citavam duas justificativas: sua posição no ranking e o fato de não ter batido o peso em sua tentativa anterior de competir no limite de 61 kg. Na próxima terça-feira, quando a atualização do ranking for anunciada, a mineira de 33 anos deverá estar em posição de pleitear desafios ainda mais desafiadores. A partir daí, caberá a ela romper a última barreira que lhe falta para se destacar na organização: empolgar no octógono.

É verdade que sua luta com Germaine de Randemie não foi do agrado do público casual do esporte. Consciente do desafio de enfrentar uma adversária tão experiente e renomada, Norma mostrou sua versatilidade como grappler e, como mencionou na entrevista pós-luta, deixou claro que não se importa com as críticas. Ela declarou que pretende continuar utilizando sua alta inteligência de luta para conquistar vitórias e minimizar danos - uma decisão sábia, acredito eu. No final do dia, a vitória é o fator mais importante na carreira de qualquer atleta.

Entretanto, no mundo do MMA, isso pode significar que o caminho rumo ao topo do esporte seja mais longo. Vitórias emocionantes, nocautes impressionantes e finalizações espetaculares se tornam virais e aumentam o potencial do lutador junto ao público. No entanto, um estilo agressivo também pode criar brechas para seus adversários capitalizarem. É uma linha tênue que deve ser analisada individualmente por cada competidor. Mas se a conta fecha para Norma e sua equipe, que seja.

Ao adotar tal postura, no entanto, ela deve ter paciência para percorrer um caminho mais longo. E, julgando por seus últimos passos, paciência é algo que ela possui de sobra...

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes