Cada ação importa

Thelma Krug, especialista em mudanças climáticas, alerta: cada um de nós tem que cair na real e agir agora

4:28

Thelma Krug

No quinto e último episódio da série de vídeos de Ecoa "Cada ação importa", sobre iniciativas e atitudes que contribuem para um mundo melhor, a pesquisadora e vice-presidente do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), Thelma Krug, fala sobre a necessidade de uma mudança imediata de comportamento para conter o aquecimento global.

"Todas as áreas da sociedade, todos os setores — e nós estamos falando de energia, processos industriais, agricultura e comportamento humano também — tudo isso vai ter que sofrer uma transformação sem precedentes. É preciso cair na real e pensar: a gente precisa consumir tudo o que consome?", questiona.

De acordo com a pesquisadora, nós já estamos vivendo com a temperatura média global um grau acima do esperado. "O que impacta a questão do clima é que esse 1 grau Celsius, que eu mencionei, é provocado por ações humanas. E não há dúvida disso. Emissões, queimadas, desmatamentos... O setor de energia provoca, praticamente, 70, 75% das emissões globais de dióxidos de carbono. São gases que estão tendo um crescimento vertiginoso, particularmente nos últimos 50 anos", explica.

Para Thelma, pequenas mudanças podem, sim, fazer a diferença. "É parar para pensar se a gente precisa desperdiçar o que a gente desperdiça. Precisa ir pelo elevador para um andar? São coisas que parecem pequenas porque você fala: 'Ah, mas o outro já está tomando o elevador'. É, mas, se você falar para ele que está indo pela escada, quem sabe amanhã ele também vai tentar."

Cada ação importa. Quanto mais se demorar, piores ficarão as coisas, as soluções. As futuras gerações dependem da gente, do que a gente fizer hoje. Não podemos ser acusados de não dar a elas a condição que nós já tivemos."

Thelma Krug, pesquisadora e vice-presidente do IPCC

Curtiu? Compartilhe.

Topo