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Vendas da Renault na Europa crescem 4,7% no 1º semestre

Laurence Frost

Em Paris (França)

07/07/2014 07h49

As vendas da Renault no primeiro semestre subiram 4,7%, com a recuperação na Europa compensando a queda em mercados emergentes, revertendo recentes tendências de mercado da montadora.

"As vendas globais avançaram para 1,37 milhão de veículos", afirmou a empresa nesta segunda-feira (7), influenciadas pelo sucesso do Clio 7 e de crossovers compactos em sua região doméstica.

Venda de carros na Europa - Srdjan Zivulovic/Reuters - Srdjan Zivulovic/Reuters
Quarta geração do compacto Clio faz sucesso e retoma confiança da marca
Imagem: Srdjan Zivulovic/Reuters
Até o ano passado, a empresa confiava em mercados emergentes para resistir à prolongada queda de mercado na Europa, quando a demanda caiu para o pior nível em duas décadas.

As vendas do primeiro semestre subiram 18% na Europa e caíram 9% no resto do mundo, disse a Renault.

QUEDA EM EMERGENTES
Ao mesmo tempo que inicia uma esperada recuperação na Europa, suas vendas internacionais caíram, prejudicadas pelo câmbio em mercados emergentes, como Rússia e América Latina, e em meio a tensões políticas na Ucrânia.

A Rússia, segundo maior mercado da Renault em 2013, caiu para terceiro lugar na primeira metade de 2014. A Argentina recuou de quinto para oitavo. A montadora, porém, disse que sua fatia de mercado em países emergentes se "mantém firme" conforme a demanda enfraquece.

A marca resistiu a uma queda de 9% no mercado brasileiro e argentino, com entregas caindo até 2%.