Topo

Com o Cinquecento nos EUA, Fiat vai engolir mais 5% da Chrysler

Por Lisa Jucca e Gianni Montani

Em Turim (Itália)

26/03/2010 16h38

A Fiat espera aumentar sua participação na Chrysler para 35% dentro de dois anos, afirmou o presidente-executivo do grupo Sergio Marchionne nesta sexta-feira (26). A marca italiana acertou no ano passado assumir participação de 20% no então insolvente grupo Chrysler. A Fiat pode aumentar sua parcela em mais 15% em três operações, segundo o acordo feito com o governo norte-americano.

Marchionne afirmou que a Fiat começará a ampliar sua fatia na Chrysler ainda este ano. "Há três etapas de 5% cada uma. Vamos fazer uma este ano, com o lançamento do 500 [o minicarro Cinquecento] nos Estados Unidos", disse Marchionne a jornalistas depois de reunião de acionistas da Fiat. "E vamos adicionar 15% dentro de 24 meses".

Um dos objetivos é a produção de carros pequenos e com consumo de combustível mais eficiente, como o próprio 500, nos Estados Unidos. "A Chrysler está em caminho de recuperação como o previsto no plano", afirmou Marchionne.

A Fiat, que caiu em prejuízo em 2009 depois de um ano recorde em 2008, deve se aproximar do equilíbrio financeiro em 2010, disse Marchionne. Mais cedo, o executivo comentou que a Itália continua sendo fundamental para o grupo, apesar do planejado fechamento de uma grande fábrica na Sicília e da expansão para outros mercados para enfrentar a crise global.

O chefe da Fiat não comentou sobre o plano estratégico de 2010-2014 que a empresa vai revelar em 21 de abril, que pode esclarecer se o grupo industrial vai separar suas operações com automóveis do restante do grupo.