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Free flow: em testes, pedágio sem cancela gera dúvidas em estrada de SP

Imagem: CCR RioSP

Colaboração para o UOL

29/03/2024 04h00

Pórticos na rodovia Ayrton Senna tem gerado dúvidas a quem passa por lá. Trata-se de equipamentos para o sistema de pedágio sem cancela, conhecido como Free Flow, que está em testes no local desde 2022.

Todo o aparato está instalado próximo a uma das praças de pedágio e pode ser observado pelos que saem da capital e vão no sentido interior. De acordo com a Ecopistas, porém, o sistema ainda está em caráter de testes e não há previsão para que passe a funcionar.

Como é o free flow

Imagem: Divulgação

Já presente em dois estados (RJ e RS), trata-se de um sistema que utiliza câmeras que identificam a placa dos veículos e geram a cobrança enquanto o trânsito flui. Com isso, não são mais necessários os postos de parada ou de sem parar, que costumam agir como gargalos nas estradas.

A tecnologia também é capaz de identificar, por meio de sensores, altura, largura e comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos dos veículos, para determinar a cobrança da tarifa.

Além disso, futuramente, o sistema também iniciará uma nova modalidade de cobranças proporcionais à quilometragem que os carros rodam. A concessionária CCR-Rio Santos afirma que, no contrato de concessão definido pela ANTT, a cobrança proporcional estaria prevista apenas para 2025 em trecho da Região Metropolitana de São Paulo, entre São Paulo e Arujá.

Além do mais, a empresa afirma que, em 2026, não aceitará mais pagamentos em dinheiro vivo ao longo dos mais de 3.600 km em cinco estados onde atua - incluindo São Paulo. A medida funcionará em conjunto com manutenções nas pistas para que o acúmulo de veículos diminua em períodos mais movimentados.

A reportagem também procurou a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que ressaltou que a etapa experimental poderá durar até 36 meses (a partir do início dos testes, que se deram em março de 2023).

Como faz para pagar o pedágio

Imagem: Divulgação

Claro que, por se tratar de um sistema completamente novo, muitos motoristas ainda vão se sentir confusos. A exemplo de alguns casos passados, pode ser que o motorista fique sem pagar a tarifa, ou até mesmo que o sistema falhe ao identificar que o pagamento já foi realizado.

As rodovias costumam trazer uma sinalização com placas explicando as informações básicas, mas nem todos percebem ou conseguem ler o conteúdo enquanto dirigem. Para evitar esse tipo de problema, as concessionárias recomendam que, antes de iniciar a viagem, o condutor confira no seu site qual rodovia será utilizada e se já opera no sistema free flow.

Ainda não foi divulgado como funcionará o pagamento na Ayrton Senna. Em outras rodovias, pode ser feito no respectivo site ou aplicativo, por WhatsApp ou tags instaladas no carro, em até 15 dias desde a passagem do veículo pelo equipamento.

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Errata: este conteúdo foi atualizado
A matéria informou incorretamente que o sistema Free Flow está em vias de ser implementado na rodovia Ayrton Senna. Na verdade, de acordo com a concessionária que administra o local, o sistema passa por testes e ainda não tem previsão de funcionamento. A informação foi corrigida.

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