O que é laudo cautelar de veículo? Saiba para que serve e quanto custa

Vai comprar um carro usado? Arrematou um veículo num leilão? Todo cuidado é pouco nessas horas. Uma estratégia comum e importante para evitar dor de cabeça nesses casos é o laudo cautelar.

Saiba mais sobre esta vistoria.

O que é o laudo cautelar de veículo?

O laudo cautelar é um documento gerado a partir de uma vistoria que atesta o estado atual do veículo.

Essa vistoria não é obrigatória, mas é uma ferramenta que auxilia na aquisição de veículos, evitando problemas para o comprador.

A vistoria cautelar não apenas garante a segurança e a credibilidade no momento da negociação, como também aumenta a confiança entre comprador e vendedor, contribuindo para a satisfação de ambas as partes.

O que o laudo cautelar avalia?

De acordo com a Dekra Brasil, empresa especializada no serviço, o laudo cautelar avalia itens da parte estrutural do veículo, analisando o estado da carreceria, chassi, motor, sistema de suspensão, freios e outros componentes essenciais.

A vistoria também realiza a conferência dos itens de identificação do veículo, como número de chassi e motor, além da documentação do automóvel.

Até mesmo a espessura da camada de tinta do veículo pode ser analisada para avaliar a existência de partes da carroceria com repintura.

Continua após a publicidade

O laudo cautelar também faz avaliação mecânica?

O serviço de avaliação mecânica é prestado separadamente da vistoria cautelar.

A avaliação mecânica se concentra nas condições mecânicas do veículo, enquanto o laudo cautelar verifica outros aspectos.

Na avaliação mecânica são analisados itens como motor, sistemas de direção, freio, injeção, lubrificação, suspensão, rodagem, entre outros.

Quem faz o laudo cautelar?

O laudo cautelar não é um serviço obrigatório e, por isso, não é regulamentado e normatizado.

Continua após a publicidade

Por conta disso, o laudo cautelar é realizado por empresas especializadas.

Existem empresas homologadas pelo Detran para fazer este serviço?

As Empresas Credenciadas de Vistorias (ECVs) são credenciadas pelo DETRAN para realizar outro tipo de avaliação, a Vistoria Obrigatória de Transferência.

Essa vistoria avalia itens de segurança, identificação e documentação e é efetuada no momento que o veículo passa de uma pessoa para outra.

No Brasil, a vistoria obrigatória de transferência é realizada por meio de empresas credenciadas pelo DETRAN nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Paraíba, Bahia e Sergipe.

Quanto custa o laudo cautelar?

O UOL consultou os serviços oferecidos por diversas empresas cadastradas no sistema ECV e a média de preços dos laudos cautelares fica entre R$ 300 e R$ 500.

Continua após a publicidade

(*) Com informações da Dekra Brasil, empresa especializada em serviços de vistoria e inspeção veicular.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Ao contrário do apontado anteriormente, o laudo cautelar não é realizado por empresas homologadas pelo Detran. A vistoria cautelar não avalia itens mecânicos como o motor, um serviço que pode ser prestado de forma separada. A publicação original exibia a imagem da realização de uma inspeção veicular, que analisa a emissão de poluentes pelos automóveis e é diferente do serviço de vistoria cautelar.

Deixe seu comentário

Só para assinantes