Morte de piloto de moto de luxo em SC poderia ser evitada; assista ao vídeo

As imagens são fortes: um homem que dirigia uma moto Suzuki de grande cilindrada morreu instantaneamente nesta quarta-feira (30) na rua Hermann Huscher, no bairro Valparaíso, em Blumenau (SC), durante um acidente impressionante.

Nas imagens que viralizaram, feitas por câmeras de segurança, um caminhão com caçamba de entulho atravessa a via, aparentemente sem dar seta, para entrar em um posto de combustível, e surpreende o motociclista que aparenta estar em alta velocidade no sentido oposto.

Ele chega a frear, mas não consegue parar e colide contra a lateral do caminhão em uma batida tão violenta que a motocicleta se desintegrou em vários pedaços.

A vítima era João Carlos Siqueira, empresário de 36 anos e sócio de uma empresa especializada na venda de móveis planejados.

O que diz a legislação de trânsito

João Carlos Siqueira aparece ao guidão de moto esportiva em foto publicada em rede social
João Carlos Siqueira aparece ao guidão de moto esportiva em foto publicada em rede social Imagem: Reprodução

Somente a perícia poderá esclarecer as reais circunstâncias do acidente, mas Marco Fabrício Vieira, da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o motorista do caminhão cometeu infração ao fazer conversão à esquerda em local proibido —pelas imagens, havia linhas contínuas na pista, dividindo os fluxos opostos.

Trata-se de infração grave prevista no Artigo 207 do CTB [Código de Trânsito Brasileiro], que acrescenta cinco pontos ao prontuário do condutor e prevê multa de R$ 195,23.

A entrada e a saída de lotes lindeiros, ou seja, aqueles ao longo das vias urbanas ou rurais e que com elas se limita, a exemplo do posto de combustível do acidente, é permitida pelo Artigo 35 do CTB, mas a conversão deve ser feita com segurança.

Continua após a publicidade

Dando sinal com antecedência e diminuindo a velocidade. Pelo vídeo, o motorista do caminhão entrou direto, surpreendendo o motociclista, que também não vinha devagar, talvez em velocidade incompatível com a via." Marco Fabrício Vieira, membro do Contran

O caminhoneiro poderá eventualmente responder pelo crime de homicídio culposo, ou seja, sem intenção de matar — o que pode resultar em dois a quatro anos de prisão e suspensão ou proibição da habilitação.

Ele ainda pode ser enquadrado por infração grave por "deixar de parar o veículo no acostamento à direita, para aguardar a oportunidade de cruzar a pista ou entrar à esquerda, onde não houver local apropriado para operação de retorno".

Nossa reportagem tentou contato com a empresa de Siqueira e aguarda retorno.

Em seu perfil no Facebook, o empresário costumava postar fotos com motocicletas velozes.

Imagem publicada em 2015 exibe o painel de uma moto, supostamente em alta velocidade, acompanhada da frase "Vivendo a vida toda em um segundo".

Continua após a publicidade

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes