Topo

Ford anuncia acordo para venda da fábrica de Taubaté, no interior de SP

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/05/2022 10h16Atualizada em 18/05/2022 13h16

A Ford assinou contrato de compromisso para venda da fábrica de Taubaté (SP) para a São José Desenvolvimento Imobiliário, anunciou a montadora na manhã de hoje.

Em 2020, a São José já tinha adquirido o terreno e as instalações da fábrica da montadora em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, para a respectiva conversão em um centro de logística.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Segundo a Oval Azul, a concretização do negócio referente à unidade de Taubaté, que produzia motores e transmissões e foi fechada no ano passado, depende da aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Todo o processo deverá ser completado no prazo de 60 a 90 dias, acrescenta a Ford, que em 11 de janeiro de 2021 anunciou o encerramento da produção de veículos no Brasil para se tornar apenas importadora no País.

Com a decisão, a Ford encerrou as atividades das fábricas de Camaçari (BA), que fabricava os modelos Ka e EcoSport, retirados de linha, e de Taubaté. Também fechou a unidade da Troller, em Horizonte (CE), que pertencia à marca norte-americana.

A fábrica de São Bernardo do Campo, que montava caminhões e o Fiesta, já tinha sido fechada em outubro de 2019.

Em relação a Taubaté, a unidade tinha cerca de 830 funcionários diretos, todos desligados até dezembro do ano passado - a montadora pagou indenizações de até R$ 300 mil por meio de acordos.

A fábrica do Vale do Paraíba chegou a retomar as atividades em fevereiro de 2021 para a produção de peças de reposição, que se estendeu por mais alguns meses até seu fechamento definitivo.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ford anuncia acordo para venda da fábrica de Taubaté, no interior de SP - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Lançamentos e mercado