Topo

Empresa chinesa lança serviço de táxis autônomos e sem motorista

Baidu Apollo Go Robotaxi Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

04/05/2021 11h03

A empresa chinesa de tecnologia Baidu anunciou em Pequim um novo serviço de táxis autônomos sem um motorista de segurança ao volante. Chamado de Apollo Go Robotaxi, ele foi lançado no último domingo no Parque Shougang, que será um dos palcos utilizados nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

Os táxis inicialmente irão transportar pessoas durante o evento do próximo ano, principalmente atletas e funcionários para pavilhões esportivos.

O aplicativo Apollo Go pode ser utilizado para localizar um carro próximo. O app conta também com navegação virtual e buzinas remotas, para que os usuários localizem o modelo facilmente. Destravar o veículo requer escanear um QR Code em sua lateral.

Imagem: Divulgação

Dentro do carro, o usuário clica em "Iniciar a jornada" e, após verificar se os cintos de segurança estão afivelados e se as portas estão fechadas, o veículo começa a andar. Apesar de não ter motoristas de segurança nos veículos, a empresa disse que contará com um serviço de direção remota 5G, que possibilita que um operador controle o carro em caso de uma emergência.

"A introdução dos serviços não tripulados é um estágio indispensável para a comercialização da direção autônoma", disse o vice-presidente e gerente geral de tecnologia de direção autônoma da Baidu, Yunpeng Wang.

"Hoje, estamos abrindo os serviços de robotaxi totalmente sem motorista em Pequim para o público, o que alcançamos somente após a realização de inúmeros testes sem motorista em muitas cidades por um longo período de tempo."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Empresa chinesa lança serviço de táxis autônomos e sem motorista - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Mobilidade