Topo

BBB 21: final terá a 1ª aparição do novo SUV da Fiat; veja detalhes

Projeto 363: novo SUV da Fiat ganhou teaser e será apresentado na final do BBB 21 - Divulgação
Projeto 363: novo SUV da Fiat ganhou teaser e será apresentado na final do BBB 21 Imagem: Divulgação

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/05/2021 04h00

O grupo Stellantis não para em 2021. Depois de colocar no mercado o Jeep Renegade conectado e os novos Jeep Compass e a Fiat Toro, a marca já tem mais um lançamento programado - um inédito SUV compacto, que teve uma imagem teaser revelada hoje.

O Projeto 363, como é chamado internamente, também ficou conhecido como "SUV do BBB", já que será revelado pela primeira vez durante a final do Big Brother Brasil 21, como prêmio ao vencedor do reality show - além da bolada de R$ 1,5 milhão.

O modelo será produzido sobre uma variação da plataforma do hatch Argo, além de compartilhar mais de 90% dos componentes com o compacto. Basicamente, as maiores diferenças estarão na dianteira e na traseira.

A grande novidade do modelo é o motor 1.0 três cilindros turbo. Como o 1.3 turbo, ele traz o sistema Multiair de comando individual das válvulas, além disso, o conjunto passa de 6 para 12 válvulas. No SUV será utilizado nas versões de topo, associado ao câmbio automático de seis marchas. Na Europa, com gasolina ele rende 120 cv, rumores dizem que ele pode chegar a 130 cv com etanol.

Para as versões mais baratas, o 1.3 aspirado e flexível de até 109 cv estará presente. Ele poderá ser acoplado ao câmbio manual de cinco marchas ou um novo automático do tipo CVT.

O Projeto 363 terá também, a depender da versão, frenagem autônoma de emergência e leitor de faixa de rodagem com correção no volante - itens também presentes na Fiat Toro e o Jeep Compass 2022.

Com foco na suposta capacidade off-road o novo SUV terá também o E-Locker, mesmo sistema utilizado na Fiat Strada e que foi batizado como Traction Control + no Jeep Compass. Ele usa o freio para transferir a força para a outra roda do eixo dianteiro que ainda tem tração.

SUV Fiat Projeto 363 - Cloud of Vape - Cloud of Vape
Imagem: Cloud of Vape

SUV do BBB terá Wi-Fi a bordo

Inspirados nos outros três modelos citados acima, o "SUV do BBB" terá também o Fiat Connect Me. Isso significa que será possível contar com sistema de Wi-Fi com internet 4G a bordo do carro, além de localização, rastreio e funções de concierge. Por fim, o sistema fornece acesso a telemetria do carro - hodômetro, nível do combustível e quando tempo até a próxima revisão.

A tendência é que as marcas do grupo Stellantis passem a oferecer esse sistema em todos os novos modelos a cada novo lançamento ou reestilização. Para os carros Fiat ele chama Connect Me, para os Jeep atende por Adventure Intelligent.

SUV Fiat BBB 21 Projeto 363 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Apesar de ser mostrado na final do BBB 21, o lançamento oficial do primeiro SUV compacto da Fiat ainda não tem data oficial. É provável é que o vencedor do reality saia rodando com o novo modelo bem antes dele estar disponível nas revendas.