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"Pior Ferrari do mundo" é restaurada e vira 'foguete' após 10 anos largada

Ferrari 355 de Anderson Dick da Fueltech Imagem: Acervo Pessoal

Redação

do UOL, em São Paulo (SP)

20/04/2021 04h00

A saga da "Pior Ferrari do Mundo" chegou ao fim e o final é feliz. Cerca de três meses após a compra de uma Ferrari F355 que estava abandonada e com uma série de problemas, o dono brasileiro que fez todo o processo de restauração, Anderson Dick, pode aproveitar seu novo brinquedo.

O modelo teve toda sua restauração finalizada e após os testes de dinamômetro, Anderson fez sua primeira viagem com o modelo.

O destino foi o local onde a Ferrari estava ao lado de outros carros de luxo avariados, nos arredores de Atlanta, nos Estados Unidos, para mostrar ao antigo proprietário como ficou.

Imagem: Acervo Pessoal

Além de restaurar o teto de lona que estava com rasgos e com o sistema de rebatimento quebrado, ele refez toda a mecânica ao seu gosto, o que incluiu turbinar o motor V8 da Ferrari e adotar novas rodas feitas sob medida com desenho semelhante ao das peças encontradas na Ferrari F40.

Anderson diz no vídeo que o primeiro teste de rua foi um sucesso. Ele recorda que em um carro preparado podem ocorrer problemas e que isso faz parte do processo. "Viagem tranquila até agora, mas sempre dá aquele medo assim, será que alguma coisa vai derreter, estragar, soltar?!"

Imagem: Acervo Pessoal

Teste de dinamômetro garantiu os resultados

Em um segundo vídeo, com o teste final no dinamômetro da sua empresa, Anderson faz uma série de alterações por meio da eletrônica para chegar ao que parece ser o limite do motor V8 3.5, agora turbo, da Ferrari F355.

A expectativa quando iniciou o projeto era de conseguir atingir 800 cv de potência na roda, o que daria quase 1.000 cv no motor. A meta foi atingida, uma vez que na melhor das condições, o esportivo italiano preparado chegou aos 777 cv na roda, ou seja ficou dentro do programado.

Imagem: Acervo Pessoal

A depender da pressão de turbo, alterações na alimentação e outros pontos específicos, Anderson conseguiu fazer o motor trabalhar desde cerca de 450 cv, passando por 560 cv, 650 cv até o pico de 777 cv que foi atingido. Ele lembra que o motor em boa parte é original por dentro, como as bielas, por exemplo.

Vale lembrar que uma das maiores alterações pela qual o carro passou foi a substituição do câmbio automatizado inspirado nos carros de Fórmula 1 e que estava quebrado por um manual de seis marchas. Ele encontrou um kit de substituição na internet e trocou "pau a pau" o sistema quebrado pelo kit.

Imagem: Acervo Pessoal

A F355 com câmbio manual ganha até em valor. Como foi um dos primeiros Ferrari com câmbio automatizado, poucas unidades existem no mercado com câmbio manual desse modelo.

Para dar o seu toque ao modelo, Anderson também encomendou rodas feitas sob medida, na marca Rotiform. Os modelos têm desenho parecido ao das rodas que equipavam a Ferrari F40 no início dos anos 90.

"O meu estilo é ser diferente, ter uma roda exclusiva, e sempre com alguma memória relacionada a algo especial", diz Anderson. Apesar disso, ele afirma que guardou as rodas originais que tem acabamento prateado e cinco raios mais finos que as que substituíram.

Imagem: Acervo Pessoal

Detalhes em fibra de carbono na parte traseira, porta-malas e dentro do cofre do motor também fazem parte. Materiais isolantes que lembram o ouro que a McLaren F1 tinha no cofre do motor para isolar o calor também estão presentes.

Na cabine, Anderson instalou no console central a central de gerenciamento de toda a nova eletrônica instalada na Ferrari. O painel de instrumentos foi mantido original, diferentemente do volante, que agora é de corrida.

A cerejinha do bolo foram os novos logotipos que Anderson mandou fazer para a traseira do carro e para o painel, na frente do passageiro. No painel, o "355F1" deu espaço para um novo logo "355 FT", enquanto na traseira, com espaço maior, "355 Fueltech" está à mostra.

Imagem: Acervo Pessoal

Confira o vídeo:

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