Novo Nissan Versa roda em testes no PR à espera de lançamento no Brasil
Vitor Matsubara
Do UOL, em São Paulo (SP)
10/04/2020 04h00
Resumo da notícia
- Data de lançamento está mantida para junho, mas montadora não descarta mudanças
- Produção iniciaria no fim de março, mas coronavírus mudou planos da Nissan
- Nova geração do sedã será equipada com mesmo motor 1.6 16V do Kicks
A nova geração do Versa é um dos lançamentos mais importantes de 2020. Porém, assim como toda a indústria automotiva, a Nissan foi surpreendida pela pandemia do coronavírus e ainda analisa a melhor época para iniciar as vendas do modelo.
A produção deveria ter começado no fim de março. Só que o Covid-19 acabou forçando uma mudança de planos.
Procurada pela reportagem de UOL Carros, a assessoria de imprensa da Nissan confirmou que, por ora, o lançamento do novo Versa está previsto para o fim de junho. No entanto, a empresa ainda está "avaliando o cenário" e pode adiar a estreia do carro.
Enquanto isso, os protótipos ainda rodam em testes em avenidas e estradas do Paraná. Vários leitores enviaram fotos do sedã com uma leve camuflagem zebrada. Levy Garcia e Marcio Yamazaki flagraram o carro em Curitiba, enquanto Marcio Dvorak avistou o Versa na cidade vizinha de São José dos Pinhais, onde fica a fábrica da aliança Renault-Nissan. Já Rodolfo de Souza fotografou o modelo em cima de uma plataforma na cidade de Uberaba, em Minas Gerais.
Evolução nítida
UOL Carros conheceu o novo Versa em Aguascalientes, no México, no começo do ano. O sedã será trazido de lá com a missão de enfrentar Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus, Fiat Cronos e Hyundai HB20S.
Maior em todas as dimensões, o novo Versa também virá mais equipado. Entre os equipamentos que nascem com o sedã - nem todos confirmados para o Brasil - estão os alertas de ponto cego, colisão frontal e e tráfego cruzado, câmera de visualização de 360 graus quando se engata a ré, entre outros.
O Versa mexicano não tem, mas o "brasileiro" terá ainda controle de velocidade de cruzeiro. Serão duas versões - possivelmente SV como a topo de linha e uma abaixo.
O motor é um 1.6 16V, de 120 cv e 15 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão do tipo CVT ou manual, de cinco marchas - esta última opção também incerta para o mercado nacional. Nada de turbo.
Novo padrão de versões
Segundo fontes consultadas na ocasião, o novo Versa será oferecido em "três ou quatro versões", que atenderão por (em ordem hierárquica) Sense, Advance e Exclusive.
Já é assim em mercados em que o novo Versa acaba de chegar, como o chileno. No país vizinho, Sense e Advance podem ter câmbio do tipo CVT ou manual, cinco marchas - tipo de transmissão que também equipará o Versa aqui.
A tendência é que a nova nomenclatura se aplique aos demais carros da marca. O V-Drive, como será chamado o atual Versa, já deve "nascer" com os novos sobrenomes