Novo Hyundai HB20: qual versão do hatch 'micou' e qual é a mais vendida
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
26/12/2019 04h00
A segunda geração do Hyundai HB20 foi apresentada em setembro e começou a ser faturada nas concessionárias no dia 10 de outubro, sete anos após o modelo estrear no Brasil.
Nos dois primeiros meses de mercado, a linha 2020 do hatch teve 8.351 unidades zero-quilômetro comercializadas até o fim de novembro, de acordo com dados fornecidos a UOL Carros pela consultoria Jato Brasil.
O novo HB20 ainda não embalou e fechou novembro em quinto lugar no ranking geral de emplacamentos, somando 8.050 vendas, incluindo veículos da linha 2019.
O vice-campeonato do compacto da Hyundai, mantido de forma consecutiva desde 2016, está inclusive ameaçado pelo Ka: considerando o período de janeiro a novembro deste ano, o representante da Ford aparece na segunda posição, com 95.411 licenciamentos - contra 93.911 do HB20, terceiro colocado.
O jogo ainda pode virar, quando forem computadas as vendas de dezembro. Enquanto isso, fica a curiosidade: quais são as versões mais e menos vendidas do HB20 2020?
Versões turbo e 1.6 manual viram 'mico'
A Jato Brasil repassou à reportagem a divisão de vendas do hatch até novembro por versão. As configurações equipadas com o novo motor turbo, sempre acompanhado de transmissão automática, totalizaram 416 exemplares ou apenas 5% do mix da linha 2020.
A versão que "micou" foi a Evolution 1.0 Turbo, que tem preço inicial sugerido de R$ 67.190 e somou 21 exemplares comercializados - o que corresponde a 0,25% de todas as vendas do novo HB20 até o fim de novembro.
Essa configuração traz itens de série como rodas de liga leve de 15 polegadas, antena barbatana, sensores de estacionamento traseiros, controle de velocidade de cruzeiro e central multimídia de oito polegadas.
A segunda versão "micada" foi a intermediária Vision 1.6 manual (R$ 57.990 iniciais), com 142 licenciamentos ou 1,7% do mix da linha 2020.
As duas outras configurações turbinadas também venderam pouco: as opções topo de linha Diamond e Diamond Plus, que somadas acumulam 395 emplacamentos ou 4,7% do mix. Elas custam, respectivamente, R$ 73.590 e R$ 77.990.
Vale destacar que as opções com propulsor turbo não chegaram às lojas juntamente com as demais. Segundo concessionárias consultadas em outubro, as entregas com essa motorização tiveram início somente a partir de novembro, aproximadamente.
Configurações de entrada respondem por 60% do mix
Por outro lado, a configuração do HB20 2020 que mais vendeu, muito por conta da demanda de frotistas e de locadoras, foi a básica Sense 1.0, que traz motor aspirado e transmissão manual a partir de R$ 46.490.
Ela dispensa itens como a antena barbatana, faróis de neblina e rodas de liga leve, substituídas por unidades de aço estampado de 14 polegadas com calotas.
O HB20 Sense teve 2.650 unidades comercializadas (31,7%). Traz sistema de com porta USB no console central, Bluetooth com streaming de áudio e acesso à agenda e ao histórico de chamadas telefônicas. Também conta com controles integrados ao volante, mas oferece apenas dois alto-falantes, posicionados na dianteira.
A segunda configuração com maior volume de emplacamentos foi a Vision 1.0, com 2.357 unidades. É a segunda mais barata, custando desde R$ 48.990. Conta com a mesma motorização e acrescenta itens como rodas de 15 polegadas, maçanetas na mesma cor do veículo e retrovisores elétricos. Juntas, as versões mais baratas respondem por cerca de 60% do mix.
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