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Fiat Strada: tudo sobre a picape leve mais vendida do Brasil

Do UOL, em São Paulo

04/08/2019 07h00

No mercado há mais de 20 anos, a Fiat Strada possui uma história para lá de vitoriosa. A picape compacta reúne características bastante desejadas por seu público-alvo: pessoas e empresas com necessidade de transportar cargas pequenas de maneira rápida, sobretudo em trajetos urbanos, em um veículo robusto e com manutenção simples e acessível.

Também joga a favor a grande variedade de configurações: pode ser adquirida com cabine simples, estendida e dupla. Além disso, ela tem duas opções de motor (1.4 ou 1.8 flex) e capacidade de carga para até 705 kg, dependendo da configuração.

A Strada tem até versão aventureira, com suspensões elevadas e opção de bloqueio eletrônico do diferencial, opção para lidar com terrenos de baixa aderência, apesar de ser comercializada exclusivamente com tração dianteira.

Por se tratar de um carro que desde 1998 tem a mesma plataforma, ela segue como a picape mais vendida do Brasil, mas já exibe os efeitos da idade. Seu design é, por exemplo, derivada de uma atualização do Fiat Palio lançada há mais de uma década. Por dentro, o carro também é uma viagem no tempo - mas isso vai mudar em breve.

A Fiat está desenvolvendo a nova geração da Strada, que chega ao Brasil em 2020.

Preços

Preços com motor 1.4: R$ 52.990 (Working), R$ 59.990 (Hard Working), R$ 69.990 (Hard Working CE), R$ 72,990 (Hard Working CD), R$ 64.990 (Freedom CS), R$ 76.990 (Freedom CD)
Preços com motor 1.8: R$ 79.990 (Adventure CD)

Imagem: Divulgação

Equipamentos

Fiat Strada Working 1.4 Cabine simples: airbags frontais, freios ABS com EBD, alça de segurança no lado do passageiro, apoio de pé para o motorista, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), faróis com follow me home, ganchos para amarração de carga na caçamba, protetor de caçamba, retrovisores externos com comando interno mecânico e rodas de aço aro 14 com pneus 175/70 R14.

Fiat Strada Hard Working 1.4 Cabine simples: adiciona ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, barra de proteção do vidro traseiro, brake light, direção hidráulica, porta-escadas, protetor de cárter e volante com ajuste de altura.

Fiat Strada Hard Working 1.4 Cabine estendida: adiciona EAS (Energy Absorbing System), barras longitudinais no teto, ganchos para amarração de carga na cabine e parede divisória de carpete.

Fiat Strada Hard Working 1.4 Cabine dupla: adiciona terceira porta, apoios de cabeça traseiros rebaixados e com regulagem de altura, bolsa porta-objetos e porta-copo na lateral traseira e cintos de segurança laterais traseiros retráteis de três pontos.

Fiat Strada Freedom 1.4 Cabine simples/Cabine dupla: adiciona faróis de neblina com moldura cromada, rodas de liga eve de 14 polegadas, para-choque frontal com skid plate, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, nome da versão nas laterais da caçamba e nos encostos dos bancos dianteiros, detalhes exclusivos no painel, vidros dianteiros, travas e retrovisores elétricos, volante com revestimento em couro e comandos do sistema de som, sensor de estacionamento traseiro, para-sóis com espelho e sistema de som B6 Connect com entrada USB.

Fiat Strada Adventure 1.8 Cabine dupla: adiciona bússola e inclinômetros longitudinal e transversal, central multimídia Mopar com TV digital, toca-CDs e DVDs, rádio AM/FM, entrada USB, conexão Bluetooth, navegador GPS e câmera de ré, chave canivete com telecomando, computador de bordo, faróis biparábola com canhões cromados e máscara negra, faróis de neblina e de profundidade, protetor de soleira nas portas, painel de instrumentos exclusivo, retrovisores com repetidores de seta, rodas aro 16 e visual exclusivo.

Imagem: Murilo Góes/UOL

Valores da revisão/garantia

10.000 km ou 12 meses: R$ 188 (1.4) / R$ 332 (1.8)
20.000 km ou 24 meses: R$ 416 (1.4) / R$ 612 (1.8)
30.000 km ou 36 meses: R$ 652 (1.4) / R$ 724 (1.8)
40.000 km ou 48 meses: R$ 580 (1.4) / R$ 756 (1.8)
50.000 km ou 60 meses: R$ 392 (1.4) / R$ 576 (1.8)
60.000 km ou 72 meses: R$ 1.236 (1.4) / R$ 1.016 (1.8)
Garantia: 3 anos

Consumo pelo Inmetro (etanol/gasolina em km/l)

Strada Working 1.4 5MT: cidade 7,6/10,9; estrada 9,2/13,2
Strada Freedom 1.4 5MT: cidade 7,4/10,8; estrada 8,5/12,3
Strada Hard Working 1.4 5MT: cidade 7,4/10,8; estrada 8,5/12,3
Strada Adventure 1.8 5MT: cidade 6,7/9,6; estrada 7,5/11

Concorrentes

Os principais rivais da Strada na categoria de picapes pequenas são a Chevrolet Montana e a Volkswagen Saveiro. Dentre os modelos usados, pode-se destacar a Ford Courier e a Peugeot Hoggar.

Imagem: Divulgação

Como o UOL Carros avaliou

Dos veículos mais antigos em circulação atualmente no Brasil, a Fiat Strada ainda faz bonito e é até hoje o carro mais vendido do segmento de picapes pequenas.

É para respeitar: criada a partir do monobloco do Palio de 1995, a ela foi responsável por trazer diversas inovações: foi a primeira picape compacta do Brasil a contar com cabine estendida, cabine dupla, bloqueio de diferencial e uma terceira porta, na traseira.

Porém, o tempo cobra o seu preço. A principal questão é a segurança, já que a Strada não traz mais do que os obrigatórios airbags frontais e freios ABS. Não há controles de estabilidade e tração, nem como opcionais. Isso, somado ao nível de torção e de inclinação da cabine, não passa segurança a quem dirige.

A direção hidraulicamente assistida é bastante rígida e o desenho do interior remete bastante ao antigo Palio, deixando a sensação de que viajamos de volta ao início dos anos 2000. O acabamento também é formado por peças bem desalinhadas e fora dos padrões atuais de compacto.

À parte da idade, a Strada ainda demonstra boa aptidão para aquilo que mais se espera dela: transportar carga. São 705 kg de capacidade e 680 litros de volume. Sua suspensão traseira, formada por eixo rígido e feixe de mola, mesma arquitetura presente em picapes médias montadas sobre chassis, é o ponto alto - o que a faz ser a preferida de frotistas. A picape compacta ainda possui agilidade de carro de passeio para trafegar em meio ao trânsito pesado da cidade, mas ao mesmo tempo aguenta bem trechos sem pavimentação - com as limitações esperadas em um veículo com tração dianteira.

Fichas técnicas

Fiat Strada Adventure 1.8
Motor: transversal dianteiro, 4 cilindros em linha, 16v, 1.8 flex
Potência: 130/132 cv (gasolina/etanol) a 5.250 rpm
Torque: 12,4/12,5 kgfm (gasolina/etanol) a 3.500 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas
Velocidade máxima: 178 km/h / 179 km/h (gasolina/etanol)
0 a 100 km/h: 10,6s/10,3s (gasolina/etanol)
Dimensões: 4,43 m de comprimento, 2,71 m de entre-eixos, 1,66 m de largura e 1,58 m de altura
Porta-malas: 680 litros
Peso: 1.253 kg (manual)/1.258 kg (Dualogic)

Fiat Strada Hard Working 1.4 CS / CE / CD
Motor: transversal dianteiro, 4 cilindros em linha, 1.4 flex
Potência: 85/88 cv (gasolina/etanol) a 5.750 rpm
Torque: 12,4/12,5 kgfm (gasolina/etanol) a 3.500 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas
Velocidade máxima: 170 km/h / 173 km/h (gasolina/etanol)
0 a 100 km/h: 12,7s/12,2s (gasolina/etanol)
Dimensões: 4,43 m de comprimento, 2,71 m de entre-eixos, 1,66 m de largura e 1,59 m de altura
Porta-malas: 1.220 litros (CD: 680 litros)
Peso: 1.113 kg (CD: 1.063 kg)

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