Topo

Nova Fiat Strada terá cabine dupla com quatro portas; picape chega em 2020

Nova geração da picape deve estrear no primeiro trimestre do ano que vem - Marlos Ney Vidal/Autossegredos
Nova geração da picape deve estrear no primeiro trimestre do ano que vem
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autossegredos

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/07/2019 07h00

Resumo da notícia

  • Picape deve estrear no 1º trimestre de 2020
  • Projeto usa peças de Mobi e Argo; design é inspirado na Toro
  • Motorizações serão 1.3 Firefly e 1.4 Fire EVO

A nova geração da Fiat Strada terá uma versão com cabine dupla "de verdade" e quatro portas. A picape já roda com suas formas definitivas escondidas sobre uma pesada camuflagem pelas ruas de Belo Horizonte (MG).

Os protótipos foram flagrados pelo jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autossegredos - uma das referências em segredos automotivos no país. Conhecida pelo codinome de projeto 281, a picape deve ser lançada no primeiro trimestre de 2020. A produção, segundo Marlos, começa em janeiro do ano que vem.

A versão aventureira (que terá apenas carroceria de cabine dupla) ainda não tem nome confirmado, mas deve seguir o padrão da Fiat e adotar a nomenclatura Trekking, como no Argo. Por dentro, o segredeiro diz que painel de TFT é o mesmo do Mobi, assim como peças como coluna de direção, alavanca do câmbio e volante. Os bancos, porém, viriam do Argo.

De acordo com o "Autossegredos", a nova Strada Cabine Dupla será oferecida somente com o motor 1.3 Firefly, que entrega 109/101 cv e torque máximo de 14,2/13,7 kgfm. Inicialmente haverá apenas câmbio manual de cinco marchas, mas não está descartada a opção de transmissão CVT. As versões com cabine simples, porém, devem preservar o velho 1.4 Fire EVO, de 88/85 cv e 12,5/12,4 kgfm.

Nova Fiat Strada - Marlos Ney Vidal/Autossegredos - Marlos Ney Vidal/Autossegredos
Para-choque traseiro vai preservar estribo embutido da picape atual
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autossegredos

Picape Mobi? Nem tanto...

Embora muitas peças venham do Mobi, a picape não terá design derivado do subcompacto. Ao invés disso, ela exibirá mais semelhanças com o Argo, como no desenho dos faróis. A grade dianteira será parecida com a da Toro, enquanto portas dianteiras, colunas "A" e para-brisa são as mesmas do Mobi.

Marlos especula que capô e cofre do motor também venham do menor carro da Fiat à venda no país. As lanternas terão formato parecido com as da Toro, invadindo uma pequena porção da tampa da caçamba - que terá abertura convencional para baixo, e não para os lados. Já o para-choque continuará com estribo embutido para facilitar o embarque de cargas.