Fiat Argo aventureiro é flagrado em testes; motor 1.3 ganhará câmbio AT6
Vitor Matsubara
Do UOL, em São Paulo (SP)
02/02/2019 08h00
A Fiat já admitiu que pretende concentrar esforços em segmentos com alto potencial de rentabilidade para a empresa. Um deles seria o de SUVs, mas, enquanto não lança um produto inteiramente novo, a marca prepara uma versão aventureira do Argo.
O carro, inclusive, já está em fase de testes, como mostram as imagens desta reportagem, gentilmente cedidas por Marlos Ney Vidal, do site "Autossegredos". Batizado internamente de Projeto X6HX (X6H era a sigla para o Argo antes de seu lançamento), o carro deve ser lançado no segundo semestre deste ano.
Veja também
Visual descolado e até câmbio AT
De acordo com o site, o Argo aventureiro sairá de fábrica com pneus de uso misto (que já calçavam o protótipo em testes) de medidas 185/65 R15, adesivos alusivos à versão, molduras nos para-lamas e rack de teto.
Para-choques dianteiro e traseiro terão desenho exclusivo e a suspensão terá calibragem específica e altura elevada em três centímetros. Assim, a distância livre para o solo subiria para 17,9 cm em relação à versão Drive.
A nova versão aproveitará o motor 1.3 Firefly de 109/101 cv e 14,2/13,7 kgfm de torque máximo, associado ao câmbio manual de cinco velocidades. A meta da Fiat seria posicionar o Argo aventureiro como rival direto do Chevrolet Onix Activ, ou seja, na faixa acima de R$ 60 mil.
E se o objetivo é peitar o líder Onix, a Fiat pode promover a estreia do câmbio automático de seis marchas justamente no Argo aventureiro.
O "Autossegredos" afirma que o câmbio também será oferecido nas demais versões 1.3 da linha 2020. Vale lembrar que, atualmente, quem procura a comodidade de não trocar marchas só tem o câmbio automatizado GSR dentro da gama Argo com motor 1.3 -- a caixa de seis marchas é oferecida na versão Precision, mas associada ao motor 1.8.