Fiat Tipo volta com toda a família no Salão de Genebra; veja
Após trazer de volta ao mundo o nome Tipo para batizar o sedã de origem turca Aegea, a Fiat resolveu estender a família do modelo e apresenta, no Salão de Genebra 2016, suas configurações hatchback e station wagon (perua).
Todos são feitos sobre a agora conhecida base do Renegade, que também origina a picape Toro no Brasil. Na Europa, a base múltipla dá à luz o 500X. Tendo o que a Fiat-Chrysler tem de mais avançado, o carro está confirmado para estrear este ano na Europa, Oriente Médio, Ásia e África.
No Brasil, a família já roda em testes de resistência, mas a marca desconversa. O que se especula -- na Europa e mesmo no Brasil -- é que o modelo será produzido na fábrica de Goiana (PE), mas a data ainda está distante.
Melhor da Fiat
No design, os membros da nova família Tipo buscam inspiração na Alfa Romeo, principalmente na parte traseira, que conta com lanternas afiladas e elegantes.
Na dianteira, o Tipo se alinha ao padrão europeu atual -- o carro lembra muito novos modelos da Volvo, aliás.
Por dentro, o carro é totalmente diferente do que o público brasileiro conhece sobre qualquer carro da Fiat -- há um pouco disso na picape Toro.
Apesar de certo excesso de plástico, boa parte do material é emborrachada e de refinamento superior ao dos modelos respectivos no Brasil (Bravo, Linea e Weekend).
Central multimídia com tela de sete polegadas é de série em todas as versões e pode espelhar celulares Apple (CarPlay) e Android (Android Auto).
O que move
Tipo hatch e SW terão a mesma gama de motores do sedã. Falando das opções a gasolina: 1.4 Fire de 96 cv, 1.6 E-torQ de 110 cv e 1.4 T-Jet de 122 cv (turbo). Os câmbios podem ser manual, automático ou automatizado de dupla embreagem, todos de seis marchas.
Nas dimensões, o hatch tem 4,37 de comprimento, 2,64 m de entre-eixos, 1,79 m de largura e 1,50 m de altura. Na perua, o porta-malas maior aumento o tamanho para 4,57 m no total. São 440 litros para bagagens no hatchback, contra 510 no sedã e 550 na perua.
Viagem a convite da Audi do Brasil
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.