Lista mostra cinco motos que são bigtrails de verdade
O brasileiro está descobrindo com mais afinco o hobby de viajar de moto.
Em um país continental, porém, nem todos os destinos são de fácil acesso.
Para chegar a locais mais restritos, é preciso ter uma máquina preparada: motor forte, autonomia elevada, suspensões de curso alongado, espaço para bagagem e posição de pilotagem confortável.
Modelos chamadas de bigtrails são as mais indicadas para a função. Em 2015, foram vendidas quase 13 mil unidades.
Tanto sucesso levou à aposta em uma espécie de subsegmento: o de motos com forte vocação para o fora-de-estrada (como eram as bigtrails de raiz). Conheça abaixo cinco exemplos de modelos prontos para encarar uma aventura pesada.
Bigtrails boas de terra:
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BMW R 1200 GS Adventure (R$ 83.900)
Símbolo da categoria, é equipada com o motor 2-cilindros opostos de 125 cv de potência e 12,6 kgfm de torque. Alta e pesada (260 kg e 89 cm de altura do banco para o solo), notabiliza-se pelas suspensões eletrônicas com curso longo -- 21/22 cm (dianteira/traseira) -- e pelo enorme tanque de 30 litros. Controle de tração, cinco modos de pilotagem, rodas raiadas e transmissão final por eixo-cardã completam o pacote. Leia mais
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Honda CRF 1000L Africa Twin (estimados R$ 55.000)
A aguardada reedição da Honda Africa Twin deve desembarcar no Brasil no segundo semestre trazendo agilidade, baixo peso e ciclística de primeira. O motor traz inéditos dois cilindros paralelos e oferece 95 cv e 10 kfgm de torque. A aventureira conta ainda com freios ABS (antitravamento), controle de tração em três níveis, transmissão por corrente e tanque de 18,8 litros. Leia mais
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KTM 1190 Adventure (R$ 79.900)
Equipada com módulo eletrônico que agrega freios ABS e controles de estabilidade e tração, está entre as motocicletas mais seguras da atualidade. Rodas aro 21 raiadas, propulsor V2 de 150 cv e 12,75 kgfm, peso em 245 kg, suspensões WP com regulagem total e tanque de 23 litros também ajudam a torná-la referência no segmento. O ponto fraco talvez esteja na transmissão por corrente, que exige cuidados em viagens longas. Leia mais
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Triumph Tiger 800 XCx (R$ 46.300)
Além de recheada de tecnologia (piloto automático, ABS e controle de tração), está equipada com um tricilíndrico, menor, que vibra menos do que as rivais de um ou dois cilindros. O ponto negativo é a restrição de força: 95 cv e 8,06 kgfm. Tanque tem capacidade para 19 litros; garfo dianteiro invertido e balança monoamortecida permitem diversos ajustes. Roda de 21 polegadas, preço mais acessível e ampla gama de acessórios falam a seu favor. Leia mais
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Yamaha XT 660Z Ténére ABS (R$ 33.680)
A mais compacta e acessível da lista, mas não menos valente. Por ter roda dianteira de 21 polegadas e grande vão livre do solo (20,5 cm na versão com ABS), consegue transpor obstáculos com segurança. Aposta na simplicidade mecânica ao usar um monocilíndrico de 48 cv e 6 kgfm, o que deixa o desempenho comedido, mas é mais leve (215 kg em ordem de marcha) e ágil, além de mostrar bom apetite off-road com o tanque de 23 litros. Leia mais
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