PUBLICIDADE
Topo

CarnaUOL

São Paulo


Presença de Vivi Araújo na Mancha marca Desfile das Campeãs em São Paulo

Bruno Laurato

Colaboração para o UOL, de São Paulo

29/04/2022 22h57

Aconteceu na madrugada de sexta (29) para sábado (30) no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, o Desfile das Campeãs do Carnaval paulista, fechando o ano de retorno das escolas de samba à avenida após os cancelamentos por conta da covid-19.

O desfile reúne as cinco primeiras escolas do Grupo Especial, além da campeã e da vice-campeã do Grupo de Acesso I, e da campeã do Grupo de Acesso II.

O grande destaque ficou por conta da presença de Viviane Araújo no posto de rainha de bateria da Mancha Verde. Titular da posição, a atriz, que está grávida, não compareceu ao desfile oficial, na última sexta-feira (22), por conta do conflito de horários com a apresentação do Salgueiro na Sapucaí, que aconteceu no mesmo dia.

Viviane Araújo no Desfile das Campeãs de SP - Bruno Laurato/Colaboração para o UOL - Bruno Laurato/Colaboração para o UOL
Viviane Araújo no Desfile das Campeãs de SP
Imagem: Bruno Laurato/Colaboração para o UOL

Assim, a Mancha teve um sabor especial na apresentação do desfile que garantiu o bicampeonato do Carnaval paulista, encerrando a noite das campeãs e, consequentemente, a semana carnavalesca no Sambódromo do Anhembi. Com o samba-enredo "Planeta Água", a escola falou da relação entre a água e a religiosidade do brasileiro.

Abaixo, confira um resumo dos outros desfiles da noite.

Nenê de Vila Matilde abre a festa

Desfile Nenê de Vila Matilde - Claudio Augusto/Brazil News - Claudio Augusto/Brazil News
Desfile da Nenê de Vila Matilde, vencedora do Grupo de Acesso II
Imagem: Claudio Augusto/Brazil News

Tradicional nome do Carnaval de São Paulo, a escola da zona leste venceu o Grupo de Acesso II e, no próximo ano, disputará o Acesso I no Anhembi. A Nenê exibiu o seu troféu na avenida e levantou o público com seu samba "Narciso Negro" — uma reedição do carnaval de 1997, que homenageia diversas personalidades negras brasileiras, entre eles, Seu Nenê, fundador e ex-presidente da agremiação.

Independente Tricolor veio na sequência

Depois da Nenê, foi a vez da Independente Tricolor comemorar. A escola foi a vice-campeã do Grupo de Acesso e, portanto, desfilará no Grupo Especial do carnaval paulistano em 2023.

Independente Tricolor no desfile das campeãs - Cláudio Augusto/Ag.Brazil News - Cláudio Augusto/Ag.Brazil News
Desfile da Independente Tricolor, segunda colocada no Grupo de Acesso I
Imagem: Cláudio Augusto/Ag.Brazil News

A agremiação cantou forte na avenida e chamou a atenção pela grande quantidade de componentes que voltou para a Anhembi na noite de hoje. Com o enredo "Brava gente, é hora de acordar", a escola repetiu as críticas ao governo e às instituições brasileiras.

Do Grajaú, Estrela do Terceiro Milênio comemora primeiro acesso ao Grupo Especial

Sob garoa intensa, a campeã do Grupo de Acesso I de 2022, Estrela do Terceiro Milênio, desfilou no Anhembi. A escola movimentou a arquibancada ao cantar a história das mulheres no samba.

Estrela do Terceiro Milênio desfila no Anhembi - Bruno Laurato/Colaboração para o UOL - Bruno Laurato/Colaboração para o UOL
Estrela do Terceiro Milênio desfila sob chuva no Anhembi
Imagem: Bruno Laurato/Colaboração para o UOL

A agremiação exibiu a taça de campeã e impressionou com a força do canto da comunidade. No próximo ano, a Milênio pela primeira vez desfilará no grupo especial do Carnaval paulistano.

Mocidade Alegre abre participação de escolas do Grupo Especial

A história da sambista Clementina de Jesus voltou para a avenida com a Mocidade Alegre. A escola, que foi vice-campeã do Carnaval paulistano, foi a quarta escola da noite — a agremiação preferiu trocar de horário, já que pela ordem natural ela seria a penúltima escola a desfilar hoje.

Mocidade Alegre no Desfile das Campeãs - Bruno Laurato/Colaboração para o UOL - Bruno Laurato/Colaboração para o UOL
Mocidade Alegre desfila no Anhembi junto das campeãs
Imagem: Bruno Laurato/Colaboração para o UOL

O início do desfile teve um discurso emocionado da presidente Solange Bichara, que comemorou o segundo lugar e parabenizou as demais escolas da noite. Mesmo na chuva, a Mocidade repetiu o ato de se ajoelhar para a homenageada em um dos refrões do samba.

Vila Maria desfila sob chuva persistente

A vida pós pandemia e a solidariedade foram abordadas pela Unidos de Vila Maria mais uma vez no Anhembi. A escola foi a quinta a desfilar na noite das campeãs do Carnaval paulistano.

Vila Maria no Desfile das Campeãs - Bruno Laurato/UOL - Bruno Laurato/UOL
Vila Maria desfila na noite das campeãs no Anhembi
Imagem: Bruno Laurato/UOL

Com o enredo "O Mundo Precisa de Cada Um de Nós. A Vila é Porta-Voz", a comunidade da Vila enfrentou uma chuva contínua, mas não desanimou. Os foliões estiveram em peso no Anhembi e comemoraram o quinto lugar conquistado na apuração.

Tom Maior leva Pequeno Príncipe de volta ao Anhembi

A Tom Maior foi a quarta colocada do Carnaval paulistano e, por isso, também deu ao público a oportunidade de aproveitar novamente o seu desfile.

Na noite de hoje, a agremiação do Sumaré trouxe mais uma vez o seu "Pequeno Príncipe do Sertão" para a avenida e encantou o público. Dentre os destaque da escola estão os seus passistas mirins que arrancaram aplausos da arquibancada.

Tom Maior no Desfile das Campeãs - Bruno Laurato/UOL - Bruno Laurato/UOL
Tom Maior desfila com troféu na avenida
Imagem: Bruno Laurato/UOL

Assim como as demais escolas da noite, a Tom exibiu o seu troféu na avenida e comemorou a boa posição no ranking.

Império de Casa Verde desfila com famosos

A Império de Casa verde foi a penúltima escola a desfilar na noite das campeãs. A agremiação da Casa Verde contou com a presença do influenciador Carlinhos Maia — o homenageado do seu Carnaval.

A agremiação ostentou o seu troféu e dentre as participações especiais, a apresentadora Lívia Andrade abriu a escola com uma camisa de diretoria e pés no chão. A bateria da agremiação levantou o público que cantou o samba com animação.

Lívia Andrade desfila pela Casa Verde - Bruno Laurato/UOL - Bruno Laurato/UOL
Lívia Andrade curte desfile da Império de Casa Verde
Imagem: Bruno Laurato/UOL