Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Pia foi teimosa em não levar a Cristiane. E o Brasil deu vexame na Copa

Foi uma frustração? Foi.

Valeu a pena? Valeu.

Mas também foi um vexame a eliminação da seleção brasileira feminina na primeira fase da Copa do Mundo 2023.

Eu sempre fui e continuarei sendo um grande incentivador das meninas do futebol.. Gosto de assistir aos jogos e, quando posso, vou ao estádio prestigiar principalmente o time do Corinthians.

Mas o futebol feminino já é uma realidade em nosso país e chegou a hora de avaliá-lo de uma forma justa, como fazemos com o futebol masculino. A seleção brasileira masculina não ganha uma Copa desde 2002 e muitas vezes achamos que é um vexame. Então, por respeito às meninas, eu também acho que essa eliminação foi um vexame.

Claro que, na minha opinião, a Pia Sundhage errou muito na convocação e falei isso no meu texto no próprio dia. Como uma treinadora abre mão de uma artilheira experiente como Cristiane, do Santos Futebol Clube?

Hoje era o dia para ela entrar como centroavante do time e usar todo o seu poder de finalização para buscar o gol.

Dizer que com ela furaríamos a forte defesa da Jamaica, que não tomou gol de ninguém, é impossível, porque como falei diversas vezes, o "se" não existe na vida, mas era o certo a fazer.

Minha avaliação sobre a treinadora Pia Sundhage é negativa pela teimosia de deixar de fora uma jogadora de peso como a Cris.

Continua após a publicidade

Em relação à entrega das meninas, não podemos reclamar sobre o espírito de luta e raça, mas podemos sim criticar o aspecto tático e técnico.

A seleção brasileira poderia e deveria ter feito mais, só que na minha visão a Pia não aproveitou o que temos de melhor. Não estou culpando a treinadora, mas sim fazendo uma análise do trabalho através da minha visão de futebol.

O povo brasileiro acordou cedo para torcer pela seleção e merecíamos mais. Como falei antes, o futebol feminino deve e merece ser tratado com igualdade, sem passarmos a mão na cabeça, mas com carinho e as críticas que forem feitas pela desclassificação têm que ser como fazemos com o futebol masculino.

Muitas coisas precisam ser melhoradas, como o prêmio de título que é baixíssimo tanto pela CBF como pela FIFA. Salários melhores, mais visibilidade assim como o desempenho em Copas precisam evoluir.

As meninas merecem respeito porque deram tudo que podiam dar, mas as críticas são justas e necessárias para a evolução do futebol feminino.

Assim como acho um fracasso a seleção masculina não passar das quartas de final nas últimas Copas, também acho um fracasso a seleção feminina ser eliminada ainda na fase de grupos.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes