Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


Nutricionista dá cinco dicas para ter uma ceia de Natal equilibrada

Colaboração para VivaBem

22/12/2021 15h01

Provar todos os pratos, comer muito tarde, passar o dia em jejum para poupar calorias e devorar o jantar. Com tantas opções na ceia de Natal, é comum exagerarmos um pouco. No terceiro episódio da segunda temporada do Conexão VivaBem, atração que faz parte da programação do UOL no Verão, a nutricionista Lara Natacci, ao lado da apresentadora Mariana Ferrão e de Alexandra Loras, apresentadora e jornalista francesa, fala dos erros e acertos dessa noite especial.

A seguir, enumeramos as principais dicas de Natacci para ter uma ceia equilibrada, aproveitando o melhor dos alimentos e evitando desconfortos gastrointestinais.

1 - Escolha o que comer e coma devagar
Antes de se empolgar e montar um prato com todos os alimentos disponíveis, faça como quando você está em buffet: olhe os pratos e avalie quais deles você está com vontade de comer. Procure escolher um pouco de cada tipo de nutriente, preenchendo um quarto do prato com uma fonte de proteína, de carboidrato e não deixe o vegetal de lado. Escolha o que você mais gosta ou pegue um pedaço pequeno de cada um. A ideia não é restringir nada, mas, sim, evitar exageros.

Confraternize com a família, agradeça pela comida e, o principal, relaxe antes de comer e coma devagar. Gostou da comida? Leve um pedaço para congelar e comer em outra ocasião.

2 - Evite ficar sem comer por muito tempo, prefira uma alimentação equilibrada
A estratégia de ficar em jejum durante o dia para poder extravasar à noite pode ser um tiro no pé. Ao ficar muito tempo sem comer, geralmente a fome na próxima refeição será maior. Com isso, ficará difícil controlar as quantidades e o ritmo da refeição, e a pessoa tende a comer mais e mais rápido.

A digestão também pode ser prejudicada. Como você ficou sem comer, sentiu mais fome e seu corpo gastou menos energia, na hora da ceia, você comerá em grande quantidade gastando pouco. Isso poderá sobrecarregar sua digestão uma vez que você ficou com o organismo repousando o dia inteiro.

Por isso, a orientação é: faça uma alimentação equilibrada, começando por um café da manhã, que pode ter uma fruta, e opções como aveia, granola, pão, torrada, iogurte e queijos. O almoço deve ter legumes e verduras, e fontes de carboidrato e proteína. O lanche da tarde pode ser parecido com o café da manhã. E depois disso, é só se preparar para se deliciar com a ceia.

3 - Deixe os alimentos na geladeira para evitar que estraguem
Pouca exposição, geladeira e congelador. Essa é uma boa combinação para evitar que as comidas da ceia estraguem. Geralmente, os alimentos podem ficar em temperatura ambiente por até três horas, de preferência menos. Evite deixar exposto por muito tempo maionese, ovo, molhos e preparações com leite.

O ideal é deixar os pratos na geladeira e só servir na hora que as pessoas forem comer. E, depois que tiver acabado, colocar na geladeira novamente ou congelar imediatamente para evitar que estraguem e diminuir o risco de contaminação.

4 - Não espere até meia-noite
Quando se come muito, ou muitos alimentos diferentes juntos, a sensação de sono pós-refeição pode ser grande. Isso fica ainda pior se a pessoa passou muito sem se alimentar e depois comeu a ceia.

O organismo vai concentrar toda a energia do corpo para conseguir digerir o alimento, vai ficar mais lento e menos produtivo e com dificuldades para se manter acordado. Sendo assim, não precisa cear meia-noite, você pode jantar mais cedo, e deixar para celebrar, trocar presentes ou fazer uma oração nesse horário.

5 - Não consuma bebida alcoólica de estômago vazio e cuidado com a quantidade
Evite tomar bebida alcoólica antes de comer. Ela pode abrir seu apetite e fazer com que você exagere na hora de comer. Assim como é recomendado comer devagar, o mesmo serve para a bebida.

Outra sugestão é alternar os drinques com outras opções, como suco, água de coco e, principalmente, água. Isso ajudará a diminuir o volume da ingestão de álcool. O grande vilão na história é a quantidade, seja para quem quer controlar o peso, quanto para quem não quer ficar bêbado e de ressaca.

Não existe uma quantidade de consumo ideal estipulada no Brasil, mas, em média, a recomendação é que uma mulher não ultrapasse uma dose e um homem não ultrapasse de duas.

UOL no Verão 2022

Conexão VivaBem faz parte do UOL no Verão 2022, que até fevereiro vai trazer uma série especial de programas em vídeo, exibidos no Canal UOL. E nos dias 8, 9, 15 e 16 de janeiro, o evento vai terá uma arena na cidade de São Paulo repleta de atrações esportivas, musicais, espaço kids e uma praça de alimentação.

Fique de olho em uol.com.br/uolnoverao/ e em nossas redes sociais para acompanhar toda a nossa programação até fevereiro!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nutricionista dá cinco dicas para ter uma ceia de Natal equilibrada - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas