Topo

Anvisa aprova estudo com células tronco para tratamento de Covid-19

Resultados serão supervisionados por um comitê independente de monitoramento de segurança Imagem: Divulgação/In Situ

Do UOL, em São Paulo

01/10/2021 17h50

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou hoje um estudo clínico com células tronco para tratar pacientes com quadro de pneumonia viral em decorrência da Covid-19. Os testes são de fase um e dois.

A pesquisa também foi aprovada pelo Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), do Ministério da Saúde. O objetivo principal é avaliar a segurança do tratamento.

Para isso, serão avaliados no estudo 60 pacientes com o quadro e que estejam em situação moderada ou grave. Para participar, as pessoas deverão assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

O produto usado no estudo é feito à base de células tronco mesenquimais alogênicas. É importante lembrar que, até o momento, não há registro ou aprovação de produtos de terapia avançada deste tipo para nenhuma das fases da Covid-19.

Os resultados coletados durante o ensaio clínico serão supervisionados por um comitê independente de monitoramento de segurança, composto por especialistas independentes e de diversas áreas.

Os centros clínicos que participarão da pesquisa serão o Hospital do Trabalhador, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, todos em Curitiba-PR, bem como o Hospital Espanhol, em Salvador, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e o Instituto Nacional de Cardiologia, no Rio de Janeiro. O estudo é patrocinado pela APC (Associação Paranaense de Cultura) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Anvisa aprova estudo com células tronco para tratamento de Covid-19 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Coronavírus - Tratamento, testes e vacinas