Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Aparelho monitora de forma remota oxigênio em pacientes com covid-19

Iniciativa usa oxímetros e tecnologia para medir de forma remota a oxigenação no sangue de pacientes infectados pelo novo coronavírus Imagem: iStock

Jornal da USP

31/05/2020 16h05

A expressão "happy hypoxia" foi cunhada recentemente em Nova York para se referir à queda do nível de oxigênio no sangue sem que as pessoas percebam. A condição, também chamada de hipóxia silenciosa, é um quadro comum entre pacientes infectados pela covid-19 e pode levar ao agravamento da doença, de acordo com Geraldo Lorenzi Filho, pneumologista, especialista em Medicina do Sono, professor da Faculdade de Medicina (FM) da USP e diretor do Laboratório do Sono do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas.

Por isso, é fundamental realizar a medição com um oxímetro para medir a saturação da hemoglobina, responsável por transportar o oxigênio no organismo. "É um procedimento não invasivo, no qual, por meio de um sistema de luz infravermelha, é possível medir a cor do sangue pulsátil e, assim, avaliar o nível de oxigênio no sangue", explica o especialista.

A saturação de oxigênio é medida pela porcentagem de hemoglobina que contém oxigênio. A média é de 96%; abaixo de 93% já é considerado preocupante. Muitos pacientes, no entanto, têm chegado aos hospitais com números inferiores ao mínimo aceitável.

O exame é importante na medida em que a hipóxia isolada pode não causar sintoma algum. "Estudos sugerem que a alta mortalidade está associada à demora na busca por ajuda, justamente por ser uma doença confusa, que apresenta pacientes assintomáticos. A gente não se dá conta dessa queda no nível de oxigênio", alerta o professor.

Em um leito de UTI de hospital de campanha, por exemplo, o nível de oxigênio do paciente com covid-19 é monitorado constantemente. Como monitorar, então, o paciente em casos não tão graves? "Foram adaptadas duas soluções, a partir dos métodos utilizados pela starup Biologix, que inicialmente monitorava apneia do sono por meio de um aplicativo de celular conectado a um oxímetro de dedo", explica o médico.

"O paciente que está internado, porém, não na UTI, fica com o oxímetro, conectado ao celular, mandando informações para uma nuvem de dados que fica disponível para a enfermaria. Dessa forma, não é preciso ir de quarto em quarto, reduzindo o risco de contaminação", explica.

Na outra solução, o oxímetro fica na casa do paciente e de quatro em quatro horas mede a oxigenação. "Os dados coletados também vão para uma nuvem e ficam disponíveis em uma plataforma de telemedicina. Esse monitoramento de casa já estava sendo desenvolvido, juntamente com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)", completa o pneumologista.

A entrevista completa com o especialista pode ser ouvida clicando aqui.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aparelho monitora de forma remota oxigênio em pacientes com covid-19 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde