Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Existe uma quantidade máxima de água que eu posso tomar por dia?

Imagem: Fernanda Garcia/VivaBem

Gabriela Ingrid

Do UOL VivaBem, em São Paulo

22/01/2019 04h00

"Sei que há uma quantidade mínima de água que devemos beber por dia, mas existe um limite?"

Existe um limite para tudo, inclusive para a ingestão de água, mas ele é praticamente impossível de ser alcançado. Seriam necessários 15 litros de líquido ao dia para sobrecarregar um rim saudável. 

No entanto, existem situações em que esse limite é mais baixo e, portanto, mais fácil de ser alcançado, tornando-se perigoso para a saúde. É o caso de pessoas que praticam esportes de resistência, como maratonistas e corredores de longa distância. Esses indivíduos não podem beber muita água de uma vez durante ou depois do esforço intenso.

Isso porque, ao receber um grande volume do líquido, o sangue pode ficar diluído e os sais minerais desequilibrados, levando à hiponatremia. Essa condição perigosa pode causar torpor, dor de cabeça, náusea, convulsões e, em casos mais graves, até óbito. No caso de quem pratica essas atividades que exigem muito esforço, a dica é fracionar as goladas e parar assim que a sede tiver ido embora.

Pessoas que têm problemas renais crônicos e que fazem hemodiálise, por exemplo, também têm que tomar cuidado com o exagero, que sobrecarregaria a sessão. Assim como quem tem insuficiência cardíaca muito grave, porque vai mais líquido para o pulmão, aumentando ainda mais o esforço para respirar.

No caso de quem não tem condições como essas, a indicação é uma média de 30 ml por quilo. Com essa quantidade, a pessoa de 70 kg precisaria de 2,1 litros de água por dia. A ingestão adequada de água melhora a circulação sanguínea, o funcionamento do intestino e evita problemas nos rins.

#SemFrescura: esqueça regras e confie na sua sede

UOL Notícias

Fontes: Osvaldo Merege, professor de nefrologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e vice-presidente para a região Sudeste da Sociedade Brasileira de Nefrologia; Milton Kalil, nefrologista do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre e Roberto Zatz, nefrologista professor da Universidade de São Paulo, consultados em matéria do dia 05/06/2018.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Existe uma quantidade máxima de água que eu posso tomar por dia? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Pergunte ao VivaBem