Topo

Isotônico sem indicação faz mal; confira outras bebidas para tomar cuidado

Imagem: iStock

Gabriela Ingrid

Do UOL VivaBem, em São Paulo

10/01/2019 04h00

É muito comum ir aos supermercados e encontrar isotônicos à venda nas geladeiras. Eles parecem ser saudáveis e dá até vontade de tomar. Mas consumi-los quando se é sedentário, ou mesmo quando se faz pouco exercício, pode ser ruim para a saúde.

De acordo com especialistas, esse tipo de bebida é feita especialmente para atletas e deve ser consumida apenas em situações controladas, de acordo com a carga de exercícios que você realiza e suas necessidades individuais (o que você come antes ou depois do treino, por exemplo).

Veja também

Quer saber quais líquidos indicados para atletas podem fazer mal se ingeridos de forma errada? Veja a lista abaixo:

Imagem: iStock

1. Isotônicos

Essas bebidas não foram feitas apenas para hidratar: repositores eletrolíticos têm como objetivo repor os sais minerais perdidos em atividades físicas intensas (que duram 1 hora ou mais). Quem não pratica exercícios do tipo não tem necessidade de fazer o uso dos isotônicos. Apenas o consumo de água ou água de coco já reidratam quem não se exercitou tanto.

O consumo em excesso de repositores hidroeletrolíticos, quando não há necessidade, pode gerar problemas renais, devido ao aumento dos níveis de sódio e potássio no organismo. O indivíduo não consegue excretar todos os eletrólitos ingeridos, sobrecarregando os rins.

Imagem: iStock

2. Whey protein

O whey é a proteína isolada do soro do leite. Ela é indicada, novamente, para quem faz um treino intenso e precisa regenerar a musculatura. Quem não precisa dessa suplementação vai acabar engordando com esse excesso de calorias. A regra é clara: se quer tomar suplemento, vá a um nutricionista. As quantidades são muito individuais.

Além disso, quando consumido em quantidades exageradas, o whey pode ser perigoso. Após a síntese da proteína é produzida amônia, uma substância tóxica para o organismo. Sem falar que o excesso desse nutriente também é convertido em gordura --ou seja, comer proteína demais não fará você musculoso e, sim, mais pesado.

Imagem: iStock

3. Gel de carboidrato

Apesar do nome gel, existem as versões em pó, que são misturadas na água e formam um líquido. No entanto, não faz sentido ingerir esse suplemento de carboidrato se você não realizou treinos intensos, de 1 hora ou mais. Se você não queimar toda essa energia presente no gel, irá engordar. Imagine só: você vai para a academia pensando em emagrecer, ou seja, queimar gordura. Mas com a quantidade extra de glicose no sangue, devido ao consumo do gel, o seu corpo não vai gastar gordura e, sim, o carboidrato.

Imagem: iStock

4. Bebida à base de guaraná ou açaí

Realmente, essas bebidas dão energia, já que contêm cafeína e são repletas de carboidratos --uma porção pode chegar a conter 20 g. O problema é que o valor calórico também é alto, ou seja, novamente, se o foco for emagrecer, não faz sentido seu consumo, ainda mais se você não pratica atividade física.

Sua baixa quantidade de sódio ainda pode promover uma pequena absorção de água e carboidrato pelo intestino, repondo as perdas causadas pelo suor. Mas devido à quantidade de açúcar, o melhor mesmo é beber água.

Fontes: Natasha Terra, nutricionista pós-graduada em nutrição esportiva, pelo Centro Universitário São Camilo; Andrea Marim, especializada em nutrição esportiva pela Universidade São Judas Tadeu.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Isotônico sem indicação faz mal; confira outras bebidas para tomar cuidado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Alimentação