Topo

#SemFrescura: você usa chinelo no banho? Pode se livrar desse nojinho

Maria Júlia Marques

Do UOL VivaBem, em São Paulo

05/11/2018 04h00

Parece normal tomar banho de chinelo quando estamos usando chuveiros coletivos, como o da academia, né? A gente acha que o calçado nos protege da sujeira de quem se lavou antes, mas a realidade não é essa.

Os especialistas falam que as bactérias e fungos presentes no banheiro de casa são os que temos contato normalmente e já estamos acostumados a lidar.

Na academia, o chinelo até evita que seu pé entre em contato com o chão, óbvio, mas não que ele se molhe com a água acumulada --e os micro-organismo que estão ali vão acabar entrando em contato com a pele. Então, sem ou com chinelo, sua exposição é a mesma e nada impede que você tenha uma micose, por exemplo. 

Confira no vídeo acima como não ficar desesperado e relaxar na hora do banho com dicas dos dermatologistas Luiz Guilherme Martins Castro, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, e Domimberg Ferreira, da Clínica Megamed, além dos infectologistas João Prats, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, e Jean Gorinchteyn, do Instituto Emílio Ribas.

Acompanhe as informações do #SemFrescura toda segunda-feira, porque dá para ser saudável sem frescura.

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook - Instagram - Youtube